Partilhar

O que é a anovulação

O que é a anovulação

Os problemas de ovários são uma das principais causas de infertilidade nas mulheres a nível mundial; acontece que determinadas condições como a menopausa precoce e diferentes transtornos poderiam dificultar a possibilidade de gestação. Um destes sofrimentos é a anovulação que afeta uma porcentagem importante das fêmeas, por isso em umComo.com.br damos-lhe toda a informação de que você precisa para descobrir o que é a anovulação e como tratá-la.

Também lhe pode interessar: O que é a menstruação

Em que consiste esta condição?

A anovulação apresenta-se quando o óvulo não é expulso pelo ovário devido à falta de amadurecimento do ovócito ou a diferentes problemas em sua formação, o que traz como consequência que não exista embrião a ser fecundado e portanto seja impossível que aconteça a gestação.

Quais são suas causas?

Muitas mulheres ao longo de sua vida reprodutiva apresentam esta condição durante algumas etapas sem sabê-lo, isto ocorre porque a anovulação pode dever-se a um desenvolvimento pouco habitual dos ovários ou ao excesso de estresse, à obesidade, à anorexia e a diferentes condições que trazem como consequência um descontrole hormonal que acaba afetando a capacidade de ovular.

Como se diagnostica?

É muito simples determinar se você está ou não está ovulando. Em princípio, durante os dias de fertilidade você deveria apresentar uma espécie de muco ou fluxo mais espesso do que o habitual, algumas mulheres inclusive sentem pequenas moléstias no ovário que está ovulando durante esse mês. Mas para aquelas que não percebem os sintomas, um simples teste da temperatura basal corporal bastará para determinar se este processo ocorre, do mesmo modo que muitos testes comerciais usados para quem deseja conceber poderão indicar se seus ovários estão ovulando.

Existem tratamentos para a anovulação?

Como sempre, o tratamento dependerá da origem do problema e das sugestões de seu especialista, mas poderia ir de medicamentos a intervenções cirúrgicas em casos mais complexos, por isso o melhor é fazer uma consulta com um médico, quem a poderá guiar de forma acertada durante todo o processo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a anovulação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que é a anovulação

O que é a anovulação
O que é a anovulação

Voltar ao topo da página