menu
Partilhar

O que é a aterosclerose, os seus sintomas e causas

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017

A aterosclerose é uma doença comum nos dias de hoje. A má alimentação, o consumo excessivo de gordura e a vida sedentária são em parte responsáveis deste problema que afeta a uma importante percentagem de pessoas a nível mundial. Preveni-la é possível, mas para isso à que saber o que é a aterosclerose, os seus sintomas e as principais causas, o que nos servirá como guia para a sua prevenção. Em umComo.com.br damos-lhe todos os dados acerca desta doença.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da taquicardia
Passos a seguir:
1

A aterosclerose é o termo usado para definir o endurecimento das artérias, que pode apresentar-se numa forma média ou grave. Esta doença costuma produzir falta de elasticidade nas artérias, o que faz com que estas diminuam, impedindo em casos mais graves a passagem do sangue através da conduta afetada.

2

A aterosclerose tornou-se, lamentavelmente, numa doença muito comum hoje em dia, devido principalmente ao tipo de vida das pessoas, embora outros fatores também contem. As principais causas desta doença são:

- Uma dieta pouco equilibrada muito alta em gorduras e colesterol. A obesidade é uma condição determinante que aumenta a possibilidade de sofrer desta doença.

- Falta de exercício cardiovascular e uma vida muito sedentária, que afeta induvidavelmente a saúde cardíaca.

- Doenças como a hipertensão arterial e os diabetes aumentam o risco de sofrer de aterosclerose.

- Fumar, beber em excesso e ter uma vida altamente estressante em que controlar a tensão torna-se difícil, são também aspectos importantes para o desenvolvimento desta doença.

- Os fatores hereditários aumentam a possibilidade de sofrer de aterosclerose.

3

A aterosclerose é o termo genérico para falar do endurecimento das artérias, mas dependendo do tipo de artéria envolvida pode diagnosticar-se como arteriolosclerosis que se refere ao endurecimento das mais pequenas, ou aterosclerosis que afeta as artérias médias ou grossas. Dependendo do tipo os sintomas podem variar:

- No geral podem-se evidenciar sinais de má circulação como dormência, cãibras e dor nas extremidades.

- Uma vez que as artérias são responsáveis por levar sangue aos órgãos do corpo, dependendo de quais apresentem endurecimento, poderá por em risco partes delicadas como o cérebro, o coração ou o fígado.

4

Neste tipo de doenças o melhor é a prevenção levando um estilo de vida saudável, cuidando da alimentação, mantendo uma vida mais ativa e fazendo, pelo menos uma vez por ano, um check-up completo do coração, se sofre de diabetes, obesidade, hipertensão ou predisposição genética a esta doença. Mas além do controlo em casa e de uma mudança de vida, ainda não existe um tratamento fármaco para a aterosclerose, por isso nós temos um papel importante na melhoria da nossa saúde.

5

Se deseja saber mais acerca deste e de outros temas interessantes relacionados com a saúde, procure um médico, marque consultas médicas online ou contrate um melhor seguro para a sua saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a aterosclerose, os seus sintomas e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

3 comentários
Lucia
Meu marido depois que sofreu um enfarte e fez safenas,udou totalmente seu humor, estressadissimo se irrita com muita facilidade, intolerante demais tem picos nervosos, grita. Isso são sintomas de arteriosclerose? Com isso só ele se acha certo, todos são errados, crítica todos, está insuportável O que fazer pra ter aquele homem romântico e amoroso de volta?
ana gomes
O que é a aterosclerose e os seus sintomas e causas
Usuário anônimo
Porque não adiantou nada e foi pouco claro

Voltar ao topo da página