Partilhar

O que é a Catapora

Por Patrick Gomes. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é a Catapora

A catapora, também conhecida como varicela, é uma doença que na maioria das vezes é contraída por crianças, no entanto também pode aparecer em adultos, tornando-se mais grave nesse caso. O sintoma mais evidente deste vírus é o aparecimento de centenas de bolhas que causam coceira e aqui em umComo.com.br vamos explicar ao pormenor o que é a Catapora e o resto dos sintomas desta doença.

Também lhe pode interessar: Como tratar a catapora

Causas

A catapora é causada pelo vírus varicela-zóster e transmite-se através de contato com indivíduos contaminados, principalmente pela saliva, tosse, espirro ou até pelo contacto direto com o liquido das bolhas que estão espalhadas pelo corpo. No entanto, 1 a 2 dias antes de aparecerem as irritações na pele a doença poderá contagiar pessoas saudáveis, por isso é de evitar frequentar escolas, local de trabalho e outros sítios públicos enquanto estiver com este vírus.

Sintomas

Na maior parte das vezes, antes das erupções surgem os seguintes sintomas:

  • Mal-estar
  • Febre
  • Dor de Cabeça
  • Dor de Barriga
  • Perda de apetite

De seguida aparecem as clássicas bolhas, numa fase inicial iram aparecer na área da face e couro cabeludo passando de seguida a espalhar pelo corpo inteiro. Geralmente depois de dois dias as bolhas ficam acinzentadas e viram crosta, no entanto, nesse período aparecem mais grupos de bolhas.

Caso a criança tenha tomado a vacina, a catapora manifesta-se numa versão moderada em que a recuperação é mais rápida e não se desenvolvem tantas bolhas.

Tratamento

Na regra geral o corpo combate a doença sozinho, por isso basta por a criança confortável para que ela não coce a área infectada. Ajuda também bastante se cortar as unhas para evitar infecções e cicatrizes por isso médico provavelmente vai apenas prescrever loções tópicas ou anti-histamínicos orais que acalmam a coceira.

Caso a catapora esteja hospedada num adulto o tratamento já deve ser controlado por um médico porque tem que ser prescrito medicamentos antivirais para que a doença não ganhe proporções graves e prejudique severamente o adulto.

Prevenção

A prevenção da Catapora é feita com a vacina, que de já faz parte da rotina de imunização. A primeira dose é recebida entre os 12 e 15 meses de idade e a segunda dos 4 aos 6 anos. Caso a criança tiver mais de 13 anos e nunca ter contraído a doença deve optar por tomar as duas doses da vacina para a catapora, com um intervalo de 4 a 8 semanas entre as elas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a Catapora, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que é a Catapora

2 comentários
Patrick Gomes
Olá Iraci, desde já agradeço o seu comentário! Nesse link, você pode ver qual é o tratamento para a catapora: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-catapora-1449.html Espero ter ajudado!
iraci
o meu filho esta com catapora no corpo todo e as vacinas dele estão em dia tem muita mesmo agora tbm na garganta reclama de muita coceira e dores o que fazer ja foi ao medico o medico não passou nada pra coceira so antibiotico

O que é a Catapora
O que é a Catapora

Voltar ao topo da página