Sintomas de insuficiência do rim

O que é a creatinina

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é a creatinina

A creatinina é uma substância gerada a partir de uma outra substância, a fosfocreatina (ou creatina fosforilada), que se encontra presente nos músculos no nosso corpo e no de outros animais. É produzida em taxas praticamente constantes pelo nosso corpo e proporcionais à quantidade de massa muscular: quanto mais músculo, mais creatinina. Não perca este artigo de umComo.com.br e descubra o que é a creatinina.

Atenção: não confunda creatinina com creatina.

Também lhe pode interessar: Como normalizar os níveis de creatinina

Índice

  1. Como é produzida
  2. Para que serve
  3. Quais os níveis normais de creatinina
  4. Quem deve estar mais atento aos níveis da creatinina

Como é produzida

Para alimentar sua atividade constante, os músculos usam como "combustível" a fosfocreatina que, quando degradada, vira creatinina e segue pela corrente sanguínea em direção aos rins para ser eliminada do corpo em forma de urina. Por isso ela é considerada "lixo metabólico", ou seja, uma substância já processada e sem mais utilidade para o corpo.

Para que serve

A creatinina pode ser analisada para avaliar o estado de funcionamento dos rins. Se o rim estiver com algum problema, as taxas de creatinina sobem no sangue, pois não foram devidamente filtradas, acusando esse mau funcionamento. Ou seja: um aumento da concentração de creatina no sangue significa insuficiência renal.

Muitas vezes o rim apresenta uma deficiência da qual a pessoa não suspeita pois não sente dores nessa área, nem desconforto a urinar e o aspecto de sua urina é normal. Para prevenir esse tipo de situações é aconselhado que se faça um exame regular aos níveis de creatinina presentes no sangue, até porque esse tipo de problema pode afetar outros órgãos do corpo.

O que é a creatinina - Para que serve

Quais os níveis normais de creatinina

Os valores normal de creatinina variam entre 0,6 a 1,3 mg/dl, porém esses não são valores absolutos pois dependem do sexo, peso e idade da pessoa. Em todo o caso valores de creatinina acima de 1,6 mg/dl são sinal de doença renal na grande maioria das situações.

Quem deve estar mais atento aos níveis da creatinina

Como indicado acima, todas as pessoas devem fazer exames regulares à taxa de creatinina presente no seu sangue. No entanto há quem deva estar mais atento, e isto inclui pessoas obesas, fumantes, com mais de 50 anos e outras que apresentem as seguintes doenças e sintomas:

  • Anemia
  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Alterações na urina
  • Infecção urinária constante
  • Uso crônico de anti-inflamatórios
  • Histórico familiar de problemas relacionados com rins
  • Doenças cardíacas graves, principalmente insuficiência cardíaca

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a creatinina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
teresinha coutinho pires rocha
eu tenho 70 e sou iperteça nao sinto dores nos rins mas fui ao médico e foi contata que eu esto como digriceridio alto e a criatinina alte tbm e gostaria de saber como tratar no mas ficarei agradecia com a esplicação ass.teresinha coutinho pire rocha.
Ivanilda Felício soares
Meu marido fãs hemodiálise eu gostaria de saber como baixar a creatinina do sangue pois continua alta
1 de 2
O que é a creatinina