O que é a creatinina

O que é a creatinina

A creatinina é uma substância gerada a partir de uma outra substância, a fosfocreatina (ou creatina fosforilada), que se encontra presente nos músculos no nosso corpo e no de outros animais. É produzida em taxas praticamente constantes pelo nosso corpo e proporcionais à quantidade de massa muscular: quanto mais músculo, mais creatinina. Não perca este artigo de umComo.com.br e descubra o que é a creatinina.

Atenção: não confunda creatinina com creatina.

Como é produzida

Para alimentar sua atividade constante, os músculos usam como "combustível" a fosfocreatina que, quando degradada, vira creatinina e segue pela corrente sanguínea em direção aos rins para ser eliminada do corpo em forma de urina. Por isso ela é considerada "lixo metabólico", ou seja, uma substância já processada e sem mais utilidade para o corpo.

Para que serve

A creatinina pode ser analisada para avaliar o estado de funcionamento dos rins. Se o rim estiver com algum problema, as taxas de creatinina sobem no sangue, pois não foram devidamente filtradas, acusando esse mau funcionamento. Ou seja: um aumento da concentração de creatina no sangue significa insuficiência renal.

Muitas vezes o rim apresenta uma deficiência da qual a pessoa não suspeita pois não sente dores nessa área, nem desconforto a urinar e o aspecto de sua urina é normal. Para prevenir esse tipo de situações é aconselhado que se faça um exame regular aos níveis de creatinina presentes no sangue, até porque esse tipo de problema pode afetar outros órgãos do corpo.

Quais os níveis normais de creatinina

Os valores normal de creatinina variam entre 0,6 a 1,3 mg/dl, porém esses não são valores absolutos pois dependem do sexo, peso e idade da pessoa. Em todo o caso valores de creatinina acima de 1,6 mg/dl são sinal de doença renal na grande maioria das situações.

Quem deve estar mais atento aos níveis da creatinina

Como indicado acima, todas as pessoas devem fazer exames regulares à taxa de creatinina presente no seu sangue. No entanto há quem deva estar mais atento, e isto inclui pessoas obesas, fumantes, com mais de 50 anos e outras que apresentem as seguintes doenças e sintomas:

  • Anemia
  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Alterações na urina
  • Infecção urinária constante
  • Uso crônico de anti-inflamatórios
  • Histórico familiar de problemas relacionados com rins
  • Doenças cardíacas graves, principalmente insuficiência cardíaca

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a creatinina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.