Partilhar
Partilhar em:

O que é a diabetes

O que é a diabetes

A maioria das pessoas sabe que a diabetes é uma doença que está relacionado com o açúcar, mas a verdade é que não sabem exatamente em que consiste ou porque acontece. Trata-se então de uma alteração na capacidade de controlo dos níveis de glicose no sangue. Isto implica que as pessoas diabéticas se vejam obrigadas a alterar a sua alimentação, bem como os seus hábitos. Neste artigo de umComo explicamos-lhe detalhadamente o que é a diabetes.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a diabetes

O que é a diabetes?

A diabetes é uma doença em que o corpo perde a sua capacidade para regular e controlar os níveis de glicose no sangue, o que também é conhecido como o açúcar no sangue. Numa pessoa que sofra de diabetes, a insulina (um hormônio vital) regula os níveis de açúcar no sangue. É o pâncreas o responsável por produzir este hormônio e regular assim a passagem da glicose pelas células que a utilizam como combustível.

Porque ocorre a diabetes?

Nas pessoas diabéticas pode ocorrer uma de três coisas:

  • A insulina produzida pelo corpo não funciona tão bem como deveria.
  • Produz-se uma quantidade de insulina insuficiente para poder fazer face aos níveis de açúcar no sangue.
  • O corpo deixa de produzir insulina.

Que tipos de diabetes existem?

Existem dois tipos de diabetes diferentes:

  • Diabetes tipo 1: ocorre quando o pâncreas deixa de produzir insulina, fazendo com que a pessoa seja dependente de insulina, e é um tipo de diabetes comum em gente jovem.
  • Diabetes tipo 2: o corpo de quem a sofre produz insulina, mas a quantidade é insuficiente ou de baixa qualidade, desta forma, os pacientes não dependem de insulina. Neste caso, costuma afetar as pessoas de meia idade, mais velhas e pessoas com peso a mais.

Quais são os sintomas da diabetes?

Um número significativo de pessoas padece de diabetes sem o saber, visto que alguns dos seus sintomas podem passar despercebidos ou confundirem-se com os de outras doenças. Deverá ser sempre um médico a diagnosticar a doença e a determinar se realmente um paciente é diabético ou não, ainda assim, ampliamos-lhe a informação no nosso artigo sobre Quais são os sintomas da diabetes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que é a diabetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (4)

Escrever comentário sobre O que é a diabetes

4 comentários
A sua avaliação:
Josiane
A minha de 193, está alta?
Djalma
136 QUER DIZER O QUE ALTA OU NORMAL?
Nadia
Minha glicemia deu 69 é normal?
williane
a glicose deu 87 mg\dl

O que é a diabetes
O que é a diabetes