Outros Saúde gastrointestinal

O que é a doença Pelagra

Elisabeth Mamede
Por Elisabeth Mamede. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é a doença Pelagra
Imagem: soytopmother.com

A Pelagra é uma doença crônica causada por dois principais fatores: deficiência de vitamina B3 no organismo e alcoolismo. Trata-se de uma doença não contagiosa, e que possui um tratamento. O nome Pelagra tem referência a pele áspera, que é um dos sintomas desta doença. Esta não é uma doença muito comum entre as pessoas, porém pessoas idosas e que fazem consumo excessivo de bebidas alcoólicas acabam tendo maior probabilidade de desenvolvê-la. Neste artigo de umComo vamos falar um pouco mais sobre o que é a doença Pelagra, os seus sintomas, tratamento, consequências e prevenção.

Também lhe pode interessar: Tratamento para pelagra

Índice

  1. Como se obtém a doença Pelagra
  2. Consequências e sintomas da Pelagra
  3. Prevenção da Pelagra
  4. Tratamento da Pelagra

Como se obtém a doença Pelagra

Devido aos diferentes tipos de hábitos alimentares que as pessoas podem ter em diferentes regiões onde vivem, o organismo destas pessoas pode acabar desenvolvendo a deficiência da vitamina B3, que também é conhecida como Niacina. Essa falta de vitamina B3 (niacina) é o que leva ao desenvolvimento da Pelagra. O índice de pacientes com Pelagra também e maior em regiões onde a alimentação das pessoas é baseada em milho.

O que é a doença Pelagra - Como se obtém a doença Pelagra
Imagem: blog.corpoperfeito.com.br

Consequências e sintomas da Pelagra

A consequência mais visível da Pelagra tem reflexo na pele do paciente, porém essa doença também ataca o intestino e nos casos mais graves o paciente pode ter as funções do seu cérebro afetadas.

Um dos primeiros sintomas da Pelagra são as manchas causadas na pele do paciente, essas manchas têm aspecto de queimaduras e podem até descascar. O paciente pode ter o intestino também afetado, o que lhe causa sintomas como diarreia, falta de apetite, enjoos constantes e náuseas. No estágio mais grave onde o cérebro tem as suas funções afetadas os sintomas chegam a problemas relacionados à depressão, falta de memória, palidez e insônia.

Para se ter um diagnóstico nos casos de suspeita de Pelagra a deficiência da vitamina B3 deve ser identificada através de exames de sangue e também através dos níveis de Niacina que podem ser medidos por um exame de urina.

Prevenção da Pelagra

Já que a Pelagra é a falta de vitamina B3 no organismo, a melhor maneira de se prevenir é com a ingestão de alimentos ricos em vitamina B3. Alimentos como o amendoim, aves, peixes, ovos de galinha e carne vermelha são ricos em niacina, desse modo o seu consumo mantém os níveis da vitamina regulares no corpo, prevenindo assim o desenvolvimento da Pelagra. O recomendado é que 18 miligramas de vitamina B3 sejam consumidos por dia.

O que é a doença Pelagra - Prevenção da Pelagra
Imagem: cpt.com.br

Tratamento da Pelagra

Depois de diagnosticada a doença Pelagra o paciente inicia um tratamento baseado na ingestão de suplementos nutricionais que sejam ricos em Vitamina B3 (Niacina) e um cardápio nutricional para tratar da desnutrição com calorias e proteínas. Os médicos também receitam o ácido Pantotênico, ácido nicotínico, riboflavina e piridoxina durante o tratamento da doença. Alguns cuidados também devem tomados durante o tratamento, o paciente não deve fazer uso do tabaco e nem fazer consumo de bebidas alcoólicas.

O que é a doença Pelagra - Tratamento da Pelagra
Imagem: academiamaisfitness.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a doença Pelagra, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: soytopmother.com
Imagem: blog.corpoperfeito.com.br
Imagem: cpt.com.br
Imagem: academiamaisfitness.com.br
1 de 4
O que é a doença Pelagra