Dor abdominal

O que é a dor lateral no exercício

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 fevereiro 2021
O que é a dor lateral no exercício

Muitas vezes, ao realizar exercício físico ou algum esporte sentimos umas pontadas repentinas na lateral do abdômen, não é verdade? Trata-se da dor abdominal transitória (DAT), cujas causas exatas são desconhecidas, mas que é incômodo para quem o sofre. Neste artigo de umComo explicamos a você um pouco mais sobre esta dor para que saiba o que é a dor lateral no exercício.

Também lhe pode interessar: Como combater a dor abdominal lateral
Passos a seguir:
1

A dor abdominal associada à prática de exercício físico recebe entre a comunidade médica o nome de "dor abdominal transitória" (DAT). Em Portugal, esta dor recebe o nome de "dor de burro".

2

Trata-se de algumas pontadas repentinas na lateral do abdômen que algumas vezes são produzidas ao praticar esporte, correr ou fazer outros exercício aeróbicos. Além disso, não só os amadores do esporte sofrem dela e inclusive esportistas profissionais podem sentir pontadas também, afetando portanto o seu rendimento.

3

As causas da dor abdominal transitória ainda são desconhecidas, pois não existem teorias cientificamente provadas que confirmem a origem. Ainda assim, a maioria de especialistas coincidem ao afirmar que no aparecimento da dor abdominal lateral influencia o fato de ingerir sólidos ou líquidos antes ou durante a prática esportiva.

4

Por outro lado, após uma investigação, o professor Carlos Ayán Pérez considera que "poderíamos entender a DAT como um problema de origem multifatorial, cujo aparecimento e sintomatologia dependem, em grande parte, de dois fatores fundamentais: as características individuais do atleta e as condições nas quais ele se exercita". Em seu artigo Dor abdominal transitória vinculada ao exercício: causas e soluções também conclui, "parece confirmado que a ingestão de determinados fluídos antes e durante a competição supõem um claro fator de risco."

5

Outros estudos determinaram em que esportes se sofre mais de dor abdominal lateral ou DAT; no estudo realizado por Morton e Callister afirma-se que a natação foi o esporte onde existem mais episódios (75%), seguido pela corrida (69%), equitação (62%), práticas aeróbicas (52%), basquete (47%) e ciclismo (32%).

6

O fato de não conhecer as causas exatas deste tipo de dor significa também que não existe uma solução infalível para a evitar. Mas neste artigo de umComo oferecemos-lhe alguns conselhos sobre como combater a dor lateral abdominal para tratar de a minimizar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a dor lateral no exercício, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
LUCAS DANIEL
Ola boa noite !
eu to com uma dor muito intensa no lado direito região da costela , deve ter provavelmente uma semana . eu respiro forte e quando solto o ar , a doí, se faço algum esforço que exige mais do meu braço direito doí muito, se eu inclino meu corpo para o lado direito doí e se inclino para o esquerdo pelo fato do dor esta forte como estica os mulsculos , as costelas e a pele a dor tende ficar mais forte tambem . ou seja se inspiro doí , se expiro doí, se alongo doí , se contraio doí, se movimento meu corpo pra qualquer lado doí , ta ficando ruim ate pra ''gratinar'' . o que eu faço pelo amor de Deus ?
O que é a dor lateral no exercício