Doença degenerativa do disco da coluna

O que é a espondilose lombo-sacra

O que é a espondilose lombo-sacra
Imagem: clinicadelpiemexico.wordpress.com

Com a idade e os esforços realizados ao longo do tempo, a coluna vertebral pode desgastar-se e sofrer degeneração. Quando isto acontece na zona baixa da mesma, na zona lombar, costuma ser conhecido como espondilose lombo-sacra. Você sabe o que é e como se trata? Em umComo.com.br explicamos-lhe.

Também lhe pode interessar: O que é o Lipoma
Passos a seguir:
1

A espondilose lombo-sacra é uma doença que gera muita dor. É aconselhável tratá-la com um especialista e que seja ele quem decida o tratamento. Às vezes é necessário intervir cirurgicamente, mas na maioria dos casos com uma vida saudável e uma série de indicações é possível controlar.

2

Com o envelhecimento, os discos que se encontram entre as vertebras que formam a coluna vertebral tendem a ficar gastos. Isto pode ocasionar o desgaste das próprias vértebras e causar dor extrema.

3

Com a idade é preciso cuidar-se muito, já que, como foi explicado, a coluna está mais frágil e qualquer esforço elevado pode ocasionar a ruptura de algum disco e/ou vértebra.

4

Além disso, nesta zona existe uma infinidade de ramificações nervosas. Isto pode provocar uma dor bem mais intensa pela tensão de algum destes nervos.

5

Se a degeneração não for excessivamente agressiva, pode ser tratada com um pouco de medicação e com conselhos que seu especialista lhe indicará. Em geral, tranquilidade e pensamento positivo são necessários para uma vida saudável.

6

Deve ser o próprio especialista quem indique que exercícios físicos podem ser realizados, dependendo de cada caso e do avançada que esteja a condição. É muito importante perguntar sobre este aspecto para que você esteja consciente de quanta atividade você pode realizar e de que tipo deve ser.

7

E é muito recomendável descansar muito, comer comida saudável e não carregar nada de peso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a espondilose lombo-sacra, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Não faça nenhum tipo de exercício físico sem consultar seu especialista.
  • Cuide-se muito, pense em você e na sua qualidade de vida.
  • Não se auto-medique e não siga conselhos alheios, apenas os de seu médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
antonia
Quem tem lombo sacro pode trabalhar costurando
GERALDO MORENO BRAZ
Pesquisei a sua página com o resultado da minha tomografia na mão. Obrigado pelas suas explicações e conselhos. Muito útil e coerente. Parabéns pra VOCÊS.
Editor umComo.com.br
Oi Geraldo! Que bom que você gostou das dicas :) Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
oneide de oliveira
Gostei muito das informações contidas neste artigo. Estou sofrendo com espondilose lombar e hernia de disco, realmente as dores são muito fortes, fica dificil locomoção, posição e até atividades fisicas, quando está muito forte o melhor mesmo, é repousar, fiz ressonancia e estou aguardando o retorno com o médico para a indicação do tratamento.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Oneide! Valeu pelo comentário. Continue acompanhando nossas dicas e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Renné Silva
Pode malhar ou fazer exercícios?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Renné! Apenas com a indicação do médico. Obrigada pelo comentário!
Kele
No meu relatório véu assim eixo lombar normal espaços intervertebrais preservados corpos vertebrais anatômicos pedículos radiogrfados preservados
Adailda Santos de Souza
boa noite gostaria de saber com espondilose lombosacra eu tenho direito pedir um auxilio doença no INSS eu sou marisquera eu nâo comsigo ficar abaixada nei sentada muito tempo, eu pago INSS a 6 anos, quero saber eu estou com espondilose eu posso solicitar aux. doença ? aguardo uma resposta obrigado
Imagem: clinicadelpiemexico.wordpress.com
O que é a espondilose lombo-sacra