O que é a Gardnerella

O que é a Gardnerella
Imagem: centrodemioma.com.br

A Gardnerella vaginalis é uma bactéria comum em mulheres sexualmente ativas (entre 20 a 80% da população feminina). Esta bactéria vive normalmente na flora vaginal das mulheres em fase reprodutiva. Quando ocorre um desequilíbrio dessa flora, ocorre um predomínio desta bactéria, resultando numa infeção vaginal denominada de vaginose bacteriana. Esta infeção pode ocorrer tanto em mulheres como em homens. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba mais sobre o que é a Gardnerella.

Passos a seguir:
1

Tal como já dissemos anteriormente a Gardnerella pode ocorrer tanto em homens como em mulheres. No entanto, apenas ocorre no homem se este tiver uma relação sexual desprotegida com uma parceira infetada. Já as mulheres, mesmo sem terem uma relação sexual podem ter Gardnerella, uma vez que esta bactéria vive na sua flora vaginal.

2

Em alguns casos, esta doença pode ser assintomática, ou seja, pode até nem apresentar quaisquer sintomas. Os sintomas mais comuns nas mulheres são:

  • Corrimento amarelado, com um odor forte e desagradável;
  • Coceira intensa;
  • Dor durante o contato íntimo;
  • Bolhas na vagina.

Quanto aos homens os sintomas mais comuns podem ser:

  • Coceira,
  • Dor ao urinar;
  • Inflamações na glande, prepúcio e uretra;
  • Secreção amarelada.
3

O diagnóstico para a Gardnerella é feito a partir de análises de exames laboratoriais. É possível detetar o aumento ou a quantidade desta bactéria a partir da cultura das secreções. O exame mais indicado para diagnóstico desta infeção é o Papanicolau.

4

O tratamento para a Gardnerella é feito normalmente à base de antibióticos. Veja o nosso artigo sobre como tratar a Gardnerella para saber mais sobre o seu tratamento.

5

Existem alguns factores que pode ter em conta para prevenir a infeção, para saber quais visite o nosso artigo sobre como prevenir a Gardnerella.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a Gardnerella, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.