Partilhar

O que é a hemoglobina glicada

O que é a hemoglobina glicada

A hemoglobina glicada ou hemoglobina glicosilada é um exame que se faz para medir de forma mais eficaz os níveis de glicose no sangue a longo prazo, já que os valores de glicemia variam constantemente durante o dia. É um exame de sangue que pode ser feito a qualquer hora e sem preparação prévia já que não é afetado pelas ingestões prévias nem pela realização de exercício. Neste artigo de umComo.com.br explicamos com detalhe o que é a hemoglobina glicada.

Também lhe pode interessar: O que é a diabetes

O que é a hemoglobina

A hemoglobina é uma proteína que se encontra nos glóbulos vermelhos. Sua função é transportar o oxigênio dos órgãos respiratórios para os tecidos, o dióxido de carbono dos tecidos até aos pulmões, que o eliminam e também participa na regulação de pH do sangue.

O que é a hemoglobina glicada

Existe um tipo de hemoglobina denominada hemoglobina A, que tem a capacidade de se unir à glicose que circula no nosso sistema, desta forma, cria-se a hemoglobina glicada. Esta união é mantida até que o glóbulo vermelho é eliminado, o que acontece em aproximadamente 120 dias. Este é um processo lento e proporcional à glicose existente no organismo, e acontece tanto em pessoas diabéticas como em saudáveis. Dentro das hemoglobinas A, existe uma fração que representa uma glicosilação irreversível, a Hb A1c.

Os valores normais de uma pessoa saudável são de 3 a 6%; os considerados bons são inferiores a 6,5%; os aceitáveis situam-se entre 6,5 e 7,5%; enquanto os valores considerados como deficientes são superiores a 7,5%

As relações destes valores são:

  • Hb A1c 6% = 135 mg/dl de glicose
  • Hb A1c 7% = 170 mg/dl de glicose
  • Hb A1c 8% = 205 mg/dl de glicose
  • Hb A1c 9% = 240 mg/dl de glicose
  • Hb A1c 10% = 275 mg/dl de glicose
  • Hb A1c 11% = 310 mg/dl de glicose
  • Hb A1c 12% = 345 mg/dl de glicose

Qual é a função da hemoglobina glicada

Os valores da hemoglobina glicada refletem o valor de glicemia média de quatro a oito semanas prévias a sua determinação. Serve para valorizar o nível de controle do paciente diabético. Sua função é determinante na hora de tomar decisões em relação às mudanças de tratamentos. Este exame costuma ser feito duas vezes por ano se os resultados forem satisfatórios, ou a cada 3 meses se o controle não for suficiente ou se houverem mudanças na medicação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a hemoglobina glicada, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que é a hemoglobina glicada

2 comentários
A sua avaliação:
malu
eu fiz um exame hemoglobina glicada e deu 140 e normal ou ta super alta?
Márcia de Freitas Vilan
Minha hemoglobina glicada deu Hb SA1c 8, 40. Está bom ou alto?

O que é a hemoglobina glicada
O que é a hemoglobina glicada

Voltar ao topo da página