Partilhar

O que é a menstruação

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 17 janeiro 2018
O que é a menstruação
Imagem: tvreplay.com.br

A menstruação é a causa fisiológica do período fértil da mulher, que ocorre quando não há a fecundação do ovócito, permitindo a eliminação periódica, através da vagina, do endométrico, parede que reveste o útero. Esta perda de sangue cíclica tem uma duração que pode variar entre 2 a 7 dias e, geralmente ocorre 14 dias após a ovulação. É comum que após o aparecimento da primeira menstruação (que ocorre na puberdade e denomina-se de menarca), os ciclos menstruais serem pouco regulares, podendo mesmo existir períodos em que haja a ausência de qualquer hemorragia. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba mais sobre o que é a menstruação.

Também lhe pode interessar: Por que as mulheres têm menstruação

Duração da menstruação

Normalmente, um ciclo menstrual dura entre 28 a 32 dias, podendo existir ciclos maiores ou menores. O ciclo menstrual é o período de tempo que vai desde o primeiro dia da menstruação até ao dia anterior do início da próxima menstruação. Este tempo pode variar de mulher para mulher e é normal que o tempo entre duas menstruações seja de até 40 dias. Normalmente, cada menstruação dura entre 2 a 7 dias, no entanto existem casos em que a menstruação é mais prolongada, podendo durar até 10 dias. Esta situação acontece normalmente nas primeiras menstruações ou em casos de grandes alterações hormonais.

Sintomas da menstruação

Os sintomas mais comuns da menstruação são:

  • Perda de sangue;
  • Dor abdominal no baixo ventre;
  • Seios sensíveis.

No entanto, antes do início da menstruação e durante a mesma, a mulher também pode sentir os seguintes sintomas:

  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Indisposição;
  • Irritabilidade;
  • Distúrbios emocionais.

Higiene durante a menstruação

Durante a menstruação os genitais têm odores caraterísticos, que são normais, devido às glândulas sudoríparas na vulva. Por isso, é bastante importante uma higiene diária e adequada, mas não excessiva, pois a vagina contém bactérias que a protegem de infeções. Praticar exercício físico durante os dias de menstruação pode ser benéfico, uma vez que alivia a dor e diminui o inchaço causado pela menstruação. No entanto, evite fazê-lo nos dias em que o fluxo seja mais abundante.

Veja também: Menstruar mais rápido pela primeira vez - É possível adiantar?

Regular a menstruação

Muitas mulheres sofrem de períodos menstruais irregulares, o que pode se pode tornar desconfortável. Se este é o seu caso, em umComo.com.br preparamos um artigo a pensar em si para saber como regular a menstruação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que é a menstruação

O que é a menstruação
Imagem: tvreplay.com.br
O que é a menstruação

Voltar ao topo da página