Partilhar

O que é a paralisia do sono

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é a paralisia do sono

Você está procurando saber o que é a paralisia do sono? Neste artigo umComo.com.br podemos ajudá-lo, explicando-lhe do que se trata. É uma condição mais comum do que se pensa e atinge sobretudo pessoas que sofrem de narcolepsia, que vivem em estresse elevado e que não dormem o suficiente. Apesar de não deixar sequelas físicas, este problema causa um grande estado aflitivo que fica presente na memória de quem sofre ou já sofreu de paralisia do sono. Continue leno para saber mais sobre isto!

Também lhe pode interessar: Como tratar a paralisia do sono
Passos a seguir:
1

A paralisia do sono caracteriza-se por uma paralisia temporária do corpo enquanto o cérebro se encontra desperto. É acordar e não conseguir mexer o corpo de maneira nenhuma, nem mesmo os olhos ou a boca para pedir ajuda.

2

Esta condição acontece geralmente pouco depois de adormecer ou antes de acordar. Não dura mais do que, em média, 4 minutos, mas quem já passou por isso diz que se trata de uma experiência desesperante. Por essa razão é importante saber como lidar com a paralisia do sono.

O que é a paralisia do sono - Passo 2
Imagem: sidneyrezende.com
3

Nessa situação muitas vezes a pessoa vivencia também sonhos lúcidos, em que sente alguém próximo de si ou ouve sons que não deveria estar ouvindo naquele momento ou local. Por estar consciente e não se conseguir mover, os sonhos lúcidos causam pânico e terror.

4

Ainda que algumas pessoas associem esta condição a um fenômeno paranormal, a ciência tem uma explicação: quando adormecemos, o cérebro desliga nossas funções motoras para que possamos relaxar e descansar mas, por vezes esse mecanismo falha, dando origem à paralisia do sono ou ao sonambulismo, que é o fenômeno contrário.

O que é a paralisia do sono - Passo 4
Imagem: blogvs.ssbeneficios.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a paralisia do sono, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre O que é a paralisia do sono

O que é a paralisia do sono
Imagem: sidneyrezende.com
Imagem: blogvs.ssbeneficios.com.br
1 de 3
O que é a paralisia do sono

Voltar ao topo da página