Partilhar

O que é a prolactina

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é a prolactina
Imagem: danonebaby.com.br

O corpo o humano é um mecanismo muito complexo e acerca do qual ainda não conhecemos tudo. Além disso os nomes que são usados para designar tudo por que somos compostos, são geralmente estranhos e de difícil compreensão à primeira leitura, pois nem sempre conseguimos relacioná-los com alguma coisa e perceber do que se tratam. Exemplo disso é a prolactina. Após pensar um pouco talvez percebamos que está relacionada com leite (lactina = lactus = leite), mas do que se trata afinal? Para entender, continue lendo este artigo umComo.com.br no qual explicamos o que é a prolactina.

Também lhe pode interessar: Como normalizar os níveis de prolactina

O que é e para que serve

A prolactina é, basicamente, um hormônio produzido numa glândula do sistema nervoso central (hipófise). Ela desempenha um papel muito importante na ovulação e na produção do leite materno, atuando nas glândulas mamárias e estimulando também o aumento dos seios. Assim sendo, a ação da prolactina no corpo da mulher é essa, no entanto no corpo dos homens, onde também é produzida, a sua função é desconhecida.

O que é a prolactina - O que é e para que serve
Imagem: amigapediatra.blogspot.pt

O aumento de prolactina

Quando se dá um aumento dos níveis de produção de prolactina, fenômeno clinicamente chamado de hiperprolactinemia, são geradas alterações no corpo humano. No caso da mulher essas alterações refletem-se na irregularidade menstrual e produção de leite espontânea em situações de ausência de gravidez, enquanto que nos homens causa impotência e aumento das mamas. A sua causa é variada, mas está relacionada com a toma de alguns medicamentos, surgimento de doenças ou alterações fisiológicas.

O que é a prolactina - O aumento de prolactina
Imagem: consultorioencasa.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a prolactina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que é a prolactina

O que é a prolactina
Imagem: danonebaby.com.br
Imagem: amigapediatra.blogspot.pt
Imagem: consultorioencasa.blogspot.pt
1 de 3
O que é a prolactina

Voltar ao topo da página