Partilhar

O que é a Síndrome de Pânico

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é a Síndrome de Pânico

Existem diferentes transtornos de ansiedade, os quais afetam muitas pessoas atualmente, em todo o mundo. Saber identificar o problema é o primeiro passo em direção à cura, porém, como alguns desses transtornos provocam sintomas físicos, nem sempre é fácil diagnosticá-los. Por isso, saber o que é a Síndrome de Pânico é importante para identificar o quadro e buscar ajuda profissional.

Também lhe pode interessar: Como tratar a síndrome do pânico

Síndrome do pânico: o que é e sintomas

A Síndrome de Pânico é clinicamente considerado um transtorno de ansiedade, que afeta pessoas de todas as idades e sexos. Porém, levantamentos indicam que está mais suscetível a apresentar o quadro mulheres entre os 20 e 30 anos de idade. O distúrbio se manifesta por meio de crises que surgem de repente e sem razão, mas que causam grande medo e desespero, como se um grande perigo estivesse a ponto de ocorrer.

Além da sensação de que algo ruim vai acontecer a qualquer momento, a pessoa que passa por uma crise pode apresentar uma série de outros sintomas. Entre eles, dormência na face e nos membros, taquicardia, aumento do suor, tremor, tontura, calafrio, náusea, ondas de calor, dor no peito, dificuldade de respirar e engolir, além de dor no abdômen, no peito e de cabeça. Outros sintomas são medo de perder o controle e até mesmo de morrer.

As crises podem ser leves ou mais graves e a sua duração pode ser de apenas alguns minutos ou se estender por 20 ou até uma hora, sendo que elas podem ocorrer em qualquer lugar, como em casa, no shopping, na rua, etc. É possível ter uma única crise na vida ou ter crises seguidas, nesse caso, é normal que o paciente sinta medo que elas se repitam, o que costuma prejudicar a sua vida, carreira e a relação com as demais pessoas. Tudo isso varia conforme cada pessoa.

O que é a Síndrome de Pânico - Síndrome do pânico: o que é e sintomas

Causas e tratamentos para a Síndrome do Pânico

A medicina não sabe qual a causa da Síndrome do Pânico, porém, há indícios de que elas estejam associadas a alguns aspectos, entre eles, genética, estresse e temperamento forte. Também se sabe que os episódios podem ser mais frequentes em alguns momentos pontuais, quando ocorrem situações de estresse extremo ou mudanças radicais na vida, bem como a morte de um ente querido.

Já que são as mulheres jovens que mais sofrem com o distúrbio, constatou-se que as mais afetadas são as profissionalmente ativas, com muitas responsabilidades e que exigem de si mesmas sempre o melhor. Essa situação pode levar a um alto estresse e, por consequência, ao transtorno. Já o tratamento, muitas vezes, é tardio, uma vez que os sintomas podem ser confundidos com um ataque cardíaco, até mesmo por médicos.

No entanto, hoje em dia, com a disseminação de informações sobre esse distúrbio, são mais fáceis de associar os sintomas à Síndrome do Pânico. Em casos mais graves, são receitados medicamentos, a fim de reduzir as crises para que se possa dar início ao tratamento de psicoterapia, que ajuda o paciente a encontrar a razão primordial que desencadeia o problema. Saiba mais sobre como tratar a síndrome de pânico no nosso artigo.

O que é a Síndrome de Pânico - Causas e tratamentos para a Síndrome do Pânico

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a Síndrome de Pânico, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre O que é a Síndrome de Pânico

1 comentário
A sua avaliação:
Maria Luz Machado
Parabéns gostei muito de tudo que estiver lendo. Principalmente sobre a ansiedade. Obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Que bom saber que a informação foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)

O que é a Síndrome de Pânico
1 de 3
O que é a Síndrome de Pânico

Voltar ao topo da página