Partilhar
Partilhar em:

O que é amilase

O que é amilase
Fonte: sobiologia.com.br

Amilase é uma substância responsável por fazer a quebra de açúcares. Ela é uma enzima que é produzida pelo pâncreas e também pelas glândulas produtoras de saliva, e faz a atuação, principalmente, na digestão do glicogênio que estão presentes nos alimentos. Ela faz a quebra dos açucares como a maltose e glicose. A análise clínica é um útil indicador no diagnostico da paratiroidites. A elevação da amilase séricas são geralmente encontradas em pacientes internados em Unidades de terapia intensiva, mesmo com a ausência da doença pancreática prévia.

Também lhe pode interessar: O que é o DNA

Funções

A amilase é amplamente utilizada como um marcador de inflamação pancreática, porém, o seu alto estado de elevação não tem a obrigatoriedade da doença. O diagnostico de especificação das enzimas está ligada a, também, insuficiência renal, excesso de bebidas alcoólicas e outras várias doenças ‘extra abdominais’. Por exemplo, pacientes com insuficiência renal, que não apresentam quadro de dor, mas com hiperlipasemia acima de 80%. A diagnosticarão da pancreatite, a avaliação do atual quadro de gravidade e o uso de exames fazem o complemento para definir as diretrizes cientificas do caso.

Para fazer a verificação se existe algum dano no pâncreas. No caso da pancreatite, que é uma espécie de inflamação do pâncreas, pode acontecer um vazamento de amilase para a corrente sanguínea. Ocorre a mesma coisa se existe glândulas inflamadas, como é o caso da ‘papeira’, que ocorre quando existe uma quantidade muito grande de amilase. Na comparação com amilase tendo como base a urina, pode ser feito uma analise da função dos rins.

A amilase é filtrada pelos rins, e quando essa filtragem (sangue x rins) não é feita corretamente, acontece o acumulo. Sendo assim, nem sempre um aumento de amilase é a indicação de um dano no pâncreas.

Quando?

A amilase presente no sangue é medida quando os sintomas mostram mal funcionamento com o pâncreas. Por exemplo:

  • Dor muito forte no abdômen
  • Febre alta
  • Falta de apetite
  • Náuseas e enjoo

Antes do exame:

Antes da realização do exame, o ideal é a abstenção de álcool durante 12 horas antes do exame.

Resultados

Em relação aos resultados, os valores considerados normais são 60 - 180 unidades Somogei x dl.

Como se obtém a amostra?

A amostra com o sangue é recolhida de uma veia no braço. Também, pode se fazer o recolhimento de uma amostra de urina, pelo menos, de 24 horas.

Valores elevados podem acontecer no caso de:

Doença efetiva das glândulas salivares, obstrução na ampola de Vate, pancreatite, câncer de pâncreas e patologia pancreática por lesão ulcerosa péptica.

Valores reduzidos podem ocorrer no caso de hepatite, cirrose, câncer pancreático e toxemia gravídica.

Para o resultado, em alguns minutos de trabalho laboratorial já é sabido por meio de radioimumensaio.

Lista de drogas que podem causar algum tipo de alteração no resultado

  • Asparaginase
  • Corticoesteroides
  • Azatioprina
  • Colinérgicos
  • Acido etacrínico
  • Codeína
  • Furosemida
  • Meperidina
  • Mercaptopurina
  • Morfina
  • Anticoncepcionais orais
  • Diuréticos tiazídicos
  • Triamcinolona
  • Sulfasalazina

Outros fatores que podem alterar os resultados

Abuso na ingestão de álcool

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que é amilase, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre O que é amilase

O que é amilase
Fonte: sobiologia.com.br
O que é amilase