O que é bolsa rota na gravidez

O que é bolsa rota na gravidez
Imagem: diariodolitoral.com.br

Você já ouviu falar em amniorrexe ou ruptura prematura de membrana? Quem está grávida deve conhecer todas as situações que podem ocorrer, inclusive, na hora do parto. Por isso, o umComo.com.br vai explicar o que é bolsa rota na gravidez, como identificar essa situação e o que fazer.

Como identificar a bolsa rota

Também chamada de amniorrexe ou ruptura prematura de membrana, a bolsa rota na gravidez é quando a popularmente denominada de bolsa de água rompe antes da hora. Essa bolsa são as membranas ovulares e amnióticas, onde o feto fica envolto no líquido amniótico, a fim de protegê-lo de infecções, impactos e quedas. Em tese, quando a membrana rompe, inicia-se o trabalho de parto, que pode durar até 24 horas, no entanto, nem sempre acontece da forma prevista.

Ou seja, a bolsa pode romper muito antes do momento certo, quando o trabalho de parto pode estar longe ainda e o feto nem estiver em condições de viver do lado de fora do útero. Quando a mulher passa por isso, chama-se de bolsa rota e, em muitos casos, é preciso realizar um parto prematuro, uma vez que a cavidade amniótica, onde o feto está, entra em contato com os microrganismos que podem estar na vagina materna, provocando a contaminação do feto. O quadro é sério porque a amniorrexe aumenta os riscos para o bebê e para a mãe.

Estima-se que a bolsa rota na gravidez afeta em torno de 10% das gestações. Por isso, é preciso que a mulher saiba identificar se isso ocorreu, o que nem sempre é fácil, pois o rompimento da bolsa pode ser confundido com o aumento da umidade vaginal, comum durante a gravidez. Já quando a eliminação de água pela vagina tem um volume grande e possui cheiro fica mais fácil de identificar que se trata da ruptura prematura de membrana. Caso a gestante passe por isso e fique com dúvidas é importante buscar ajuda médica o quanto antes para a situação ser diagnosticada.

Imagem: wikiwomenshealth.com

Causas e o que fazer com bolsa rota

Embora a medicina não saiba com exatidão qual a razão para que ocorra bolsa rota na gravidez, associa-se o problema a infecções genitais e urinárias que tenham acometido a mulher. Da mesma forma, podem ser indícios de que a bolsa vai romper antes da hora os casos de placenta de inserção baixa, superdistenção uterina, incompetência istmo-cervical e quando o feto apresenta-se de forma pouco comum ou com traumas.

O procedimento médico nos casos de ruptura prematura de membrana vai depender de uma série de fatores, entre eles, quantidade de líquido eliminado, idade gestacional, presença ou não de contrações uterinas e se há infecções. Se o especialista optar por não realizar o parto de forma prematura, a gestante deverá ficar em observação.

Dessa forma, podem ser observados os parâmetros indicadores de infecção, os quais são detectados por exames de sangue periódicos. Se a bolsa rota ocorrer depois de 34 semanas de gestação, geralmente, o parto é induzido. No entanto, se o médico identifica uma infecção em decorrência do quadro, a corioamnionite, o mais comum é que se interrompa a gestação.

Imagem: girlshealth.gov

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é bolsa rota na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.