Sepsis

O que é choque séptico

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 abril 2021
O que é choque séptico

O choque séptico, resultado da septicemia, se trata de uma infecção generalizada, que pode ter como origem uma infecção local, pneumonia ou infecção urinária, por exemplo, e depois se espalha muito rapidamente através do sangue, causando os sintomas de choque séptico. O seu tratamento é feito com o internamento, onde o indivíduo afetado receberá antibióticos injetados na veia consoante à bactéria que causou o estado de infecção, para regularizar o seu estado renal e cardíaco.

O choque séptico diminui a quantidade de oxigênio que consegue chegar aos órgãos como o cérebro, coração, rins e outros órgãos por baixar a pressão arterial. A diminuição da pressão arterial está diretamente ligada com os sintomas, que incluem, entre outros, inchaço, febre alta, tontura e confusão mental e dificuldade de respirar. Neste artigo, umComo te explica o que é choque séptico.

Também lhe pode interessar: O que é a Gardnerella

Índice

  1. Causas do choque séptico
  2. Sintomas do choque séptico
  3. Diagnóstico do choque séptico
  4. Tratamento para choque séptico
  5. Choque séptico tem cura?

Causas do choque séptico

O choque séptico pode ser causado por diversos tipos de infecções e também afetar qualquer pessoa, porém, existem infecções que possuem maior probabilidade de causar um choque séptico como a pneumonia, infecção urinária ou abdominal.

Ele se origina a partir do momento que as bactérias, fungos ou vírus, que se localizam num único órgão se espalham pela corrente sanguínea, afetando todo o corpo. O choque séptico também pode ser causado por sondas e cateteres infectados.

Sintomas do choque séptico

Os sinais e sintomas do choque séptico são:

  • Infecção;
  • Febre acima de 38º;
  • Frequência cardíaca acima de 90 bpm;
  • Dificuldade em respirar;
  • Perda da consciência e confusão mental;
  • Leucócitos acima de 12 000 ou abaixo de 4 000 cel/mm3;
  • Pressão baixa;
  • Inchaço de membros;
  • Diminuição das plaquetas e enfraquecimento do sistema imunológico.

As pessoas mais sensíveis e que possuem maior probabilidade de contrair um choque séptico são aquelas que já se encontram com o seu sistema imunológico enfraquecido. Crianças, idosos e portadores do vírus HIV, desnutridos e pós-cirúrgicos são aqueles que possuem mais chances de contrair choque séptico.

Diagnóstico do choque séptico

O diagnóstico do choque séptico pode ser realizado tomando como base os exames laboratoriais em relação ao quadro do indivíduo. É possível chegar ao diagnóstico analisando, em primeiro lugar, os sintomas. Caso o paciente já apresente febre e hipotermia, taquicardia, leucopenia ou leucocitose, já pode ser considerado como em estado de choque séptico.

Tratamento para choque séptico

O tratamento para o choque séptico é feito a partir do internamento do paciente numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por no mínimo 10 dias. Lá o paciente receberá o tratamento a partir de antibióticos específicos, estes devem estar de acordo com a bactéria que causou a infecção primária, além de medicamentos para regularizar a pressão arterial e função renal.

Choque séptico tem cura?

O choque séptico possui uma cura, mesmo possuindo uma alta taxa de mortalidade entre os pacientes. A cura é efetiva se o paciente for tratado com urgência, o quanto antes. Em caso de septicemia grave e choque séptico quando o indivíduo já possui outra doença ou está debilitado, as chances de levar ao óbito são ainda maiores. Veja também:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é choque séptico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que é choque séptico