Partilhar

O que é cinetose

Por Nicolas Santos. Atualizado: 7 fevereiro 2017
O que é cinetose
Imagem: comelasnadirecao.com.br

A cinetose, popularmente chamada de enjoo do movimento, é uma afecção semelhante à labirintite que costuma, também, apresentar sintomas muito parecidos. Pode ou não ser acompanhada de vômitos e geralmente se dá quando o indivíduo está num veículo em alta ou média velocidade. A tontura tem origem no fato do corpo estar imóvel mas os elementos ao seu redor não, causando uma confusão no ventrículo, sistema responsável pelo equilíbrio.

Neste artigo, umComo.com.br nós explicaremos o que é cinetose, doença que pode afetar tanto crianças como adultos, sendo mais comum em crianças do sexo feminino. Geralmente, esta condição desaparece com a idade.

Também lhe pode interessar: Como devo me alimentar se tenho labirintite

Causas da cinetose

Dentre as causas da cinetose, pode se dizer que ela surge quando o cérebro recebe informações desordenadas dos pequenos órgãos responsáveis pelo equilíbrio no corpo humano e do sistema visual. A doença se caracteriza por esta burla nos sentidos do corpo humano. A cinetose surge quando o que é visto é dissonante do que é sentido.

Os sintomas da cinetose

Os sintomas da cinetose incluem:

  • Vertigens;
  • Náuseas;
  • Cefaléia;
  • Enxaqueca;
  • Raciocínio lento;
  • Problemas de memória;
  • Vômitos;
  • Fadiga;
  • Visão duplicada;
  • Dificuldade para ler e assistir televisão.

Você, se desconfia que possui cinetose, não se limite apenas às informações deste artigo. Para saber se você realmente tem cinetose é mais seguro realizar um diagnóstico num médico otorrinolaringologista.

Tratamento para cinetose

O tratamento para cinetose é feito à base de medicamentos que ajudam a reduzir os efeitos e sintomas da cinetose. Não por acaso, os medicamentos utilizados no tratamento para a cinetose são semelhantes aos remédios para labirintite. Estes medicamentos no geral atuam regulando estes sinais desconexos que levam à cinetose, atuando na causa e nos efeitos dessa doença. No entanto, o diagnóstico deve sempre ser realizado por um profissional da área e só ele poderá receitar os medicamentos necessários para tratar a cinetose.

Caso você tenha cinetose saiba quais medidas ajudam a reduzir as chances de se ter uma crise de cinetose:

  • Tentar evitar atividades físicas intensas;
  • Evitar ingerir bebidas alcoólicas antes de viagens;
  • Tentar não viajar em pé quando estiver num ônibus;
  • Sentar-se no banco da frente em automóveis;
  • Não comer alimentos de difícil digestão antes de entrar num automóvel;
  • Se você possui cinetose, tente não ficar muitas horas nos videogames com o ambiente totalmente escuro, deixe ao menos uma luz acesa e faça intervalos de 30 minutos a cada hora, principalmente em jogos do tipo primeira pessoa;
  • Evite ler, utilizar notebook ou outras atividades semelhantes enquanto você estiver num veículo em movimento.

Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é cinetose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que é cinetose

O que é cinetose
Imagem: comelasnadirecao.com.br
O que é cinetose

Voltar ao topo da página