O que é estrabismo

O que é estrabismo
Imagem: blogdaad.com.br

Basicamente, o estrabismo trata-se de um distúrbio que causa desalinhamento de um, ou de ambos os olhos. O maior indício de começo de estrabismo ocorre ainda na infância, às vezes já nos primeiros meses de vida esse desalinhamento pode ser notado. De acordo com o tipo de desalinhamento, o estrabismo carrega uma diferente nomenclatura, como a exotropia, para desvios de ordem horizontal e os chamados desvios verticais quando um olho se volta para cima ou para baixo. Quer saber mais sobre o que é estrabismo? Então fique atento as dicas aqui em umComo.com.br!

De onde vem o estrabismo?

As causas do estrabismo ainda são desconhecidas, mas o que se sabe é que em alguns casos esse tipo de alteração é hereditário, no entanto como não se pode observar isto em todos os casos, é inadequado afirmar portanto que estrabismo passa de pai para filho.

As consequências do estrabismo são principalmente a baixa visão em um dos olhos ou ocasionalmente a visão dupla, que ocorre isoladamente e pode não ser percebida pela maioria dos pacientes com estrabismo.

Imagem: aprocura.com.br

Como é o tratamento?

O tratamento para esse distúrbio é feito de forma razoavelmente satisfatória, através de exercícios de estimulação da visão que basicamente são feitos com o uso de tampões no olho com melhor visão, para dessa forma fazer com que o lado desviado se veja obrigado a trabalhar recuperando gradualmente a atividade que pode ter ficado esquecida pelo cérebro ao longo do tempo.

O tratamento com tampão tem o objetivo de melhorar a função do olho de maneira que a parte estética só pode ser corrigida através de cirurgia, e a intensidade dessas intervenções podem variar de acordo com o tipo de estrabismo e pode ser necessário prosseguir com outros procedimentos para corrigir o problema gradualmente. Mas apesar de o tratamento gerar melhor resultado durante a primeira infância, saiba que é perfeitamente possível começar o tratamento do estrabismo em qualquer altura da vida sendo possível alcançar melhoras significativas com as praticas da estimulação visual por exemplo.

Imagem: opticanet.com.br

Outras causas do estrabismo

O estrabismo também pode aparecer na vida adulta, como em casos de acidentes ou paralisias parciais de origem traumática. Nesses casos o tratamento varia de acordo com a intensidade dos possíveis danos e pode ou não envolver processos cirúrgicos.

Os sintomas tanto para os casos de estrabismo desenvolvidos na infância quanto para os ocasionados por traumas, envolvem dores fortes de cabeça e visão dupla também chamada de diplopia, e nesses casos as complicações podem ocasionar posteriormente desequilíbrio, dificuldade de leitura e males ligados ao estresse porque com o tempo o sistema nervoso começa a apresentar exaustão em lidar com as dificuldades de interpretação da visão dupla.

Imagem: merinodr.wordpress.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é estrabismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Você conhece alguém com estrabismo? Aconselhe-o a ir a um oftalmologista o quanto antes e deixe para nós o seu ponto de vista sobre o assunto.