O que é Gardnerella Mobiluncus

O que é Gardnerella Mobiluncus
Imagem: lookfordiagnosis.com

Gardnerella Mobiluncus é uma bactéria que habita a região genital feminina, podendo se multiplicar e gerar uma infecção. É a vaginose bacteriana considerada a mais comum entre as mulheres que possuem vida sexual ativa.

Para entender como se prevenir desta e outras bactérias similares, além de saber como tratar e cuidar melhor do seu corpo no caso de contração desta bactéria, o umComo.com.br separou algumas dicas para você conhecer tudo sobre o que é Gardnerella Mobiluncus.

O que é a bactéria Gardnerella Mobiluncus

A Gardnerella Mobiluncus normalmente aparece junta a outra bactéria similar, Gardnerella Vaginallis, durante o exame papanicolau. Ambas habitam a região genital da mulher, sendo sexualmente transmissível.

Tais bactérias apenas causam danos se há alguma alteração nesta região, como a mudança de pH, aumento de temperatura e umidade, baixa imunidade, gravidez, stress, uso do DIU e outras infecções.

Sintomas da Gardnerella Mobiluncus

Nas mulheres, os sintomas manifestados são: corrimento amarelado ou acizentado, odor forte, coceira na região genital feminina e dor durante as relação íntimas.

Já nos homens, os sintomas são os seguintes: inflamações no prepúcio, glande ou uretra, coceira, dor ao urinar e secreção amarelada.

Causas da Gardnerella Mobiluncus

A infecção causada pela bactéria pode ser gerada em caso de alguma alteração do corpo como tratado acima, além de ingestão de medicamentos imunossupressores, múltiplos parceiros de relações sexuais e má higiene íntima.

Diagnóstico da Gardnerella Mobiluncus

O diagnóstico da presença desta bactéria e de infecções resultantes é feito através do exame preventivo papanicolau.

Como se pega a Gardnerella Mobiluncus

A Gardnerella Mobiluncus é transmitida através de relações sexuais sem o uso de preservativo. Esta é a forma de o homem ser contaminado. Já as mulheres podem contrair a bactéria de outras formas, como discutidas anteriormente, desde alterações hormonais até stress e má higiene.

Tratamento para Gardnerella Mobiluncus

As infecções podem ser tratadas facilmente com antibióticos como Metronidazol e também cuidados com a região contaminada, tendo boa higiene, além de usar proteção nas relações íntimas. Outras dicas sobre como tratar Gardnerella podem ser vistas aqui.

Gardnerella é DST?

A bactéria Gardnerella Mobiluncus é típica da região vaginal. Por isso, a infecção causada por ela só é considerada DST quando o hospedeiro é o do sexo masculino.

Como evitar

Para evitar a contração das bactérias é necessário manter uma boa higiene íntima, se proteger durante as relações sexuais e agendar visitas periódicas ao médico especialista, para que nenhuma outra alteração no seu estilo de vida ou organismo possa facilitar essas doenças.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Gardnerella Mobiluncus, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.