O que é Ginecomastia

O que é Ginecomastia
Imagem: institutocapilardabahia.com

Ao entrar na puberdade com todos os hormônios aflorando de grande forma alguns garotos podem apresentar um crescimento de suas mamas, muitas vezes esse crescimento é associado ao excesso de peso e se imagina ser apenas gordura localizada naquele local, porém esse aumento nos seios pode ser considerado ginecomastia. Muitas pessoas não sabem o que é ginecomastia, e por esse motivo o umComo.com.br preparou um post que irá te explicar melhor o que é.

Passos a seguir:
1

Antes de tudo vamos entender o que é ginecomastia, esse é um problema que se desenvolve em meninos trazendo como consequência o aumento das suas glândulas mamárias. Esse problema pode se desenvolver no inicio da puberdade quando os meninos passam por transformações hormonais, esse período acontece por volta dos seus 12, 13 anos.

O crescimento das mamas em meninos que apresentam ginecomastia dura cerca de 6 meses e depois voltam ao tamanho real, porém em alguns casos a ginecomastia pode durar até à idade adulta sem que haja regresso no quadro de aumento das glândulas mamárias.

Imagem: revista.penseempregos.com.br
2

É recomendado aos meninos que apresentarem essa alteração uma consulta com um médico especialista, pois o que muitas pessoas não sabem é que o homem também pode desenvolver um câncer de mamas. Com um acompanhamento pode-se tratar a ginecomastia e também realizar a prevenção de outros problemas que possam vir a se desenvolver.

Outro motivo para se tratar a ginecomastia é que o aumento dessas glândulas mamárias acabam resultando em uma alteração na ação dos estrogênios e testosterona sob o organismo.

3

A causa do desenvolvimento da ginecomastia está ligada ao desequilibro hormonal que o jovem sofre nesse processo de puberdade, porém medicamentos usados para tratar algumas doenças contribuem para a hipertrofia das mamas, algumas dessas sustâncias são:

  • Cimetidina;
  • Diurético;
  • Anti-hipertensivos;
  • Medicamentos para o câncer de próstata.
Imagem: clinicaplastica.com.pe
4

Para se tratar a ginecomastia a sua causa deve ser identificada, veja alguns casos:

  • Em casos onde é identificado hipogonadismo o tratamento é realizado com uma reposição de testosterona no paciente.
  • Em casos onde a ginecomastia é causada pelo uso de drogas e anabolizantes o primeiro passo do tratamento é suspender o uso dessas substâncias, após isso em 1 mês as mamas começam a reduzir e a gordura que ali existe se torna mole.
  • Caso a ginecomastia esteja em desenvolvimento a mais de 1 ano o processo se torna mais lento por causa do desenvolvimento de fibrose.
  • Em casos onde a fibrose já está instalada é indicado uma cirurgia para retirada do tecido glandular e também da gordura que possa estar localizada ao redor do mamilo.
  • O tamoxifeno é também uma droga que tem sido estudada e usada para o tratamento e a prevenção da ginecomastia.
5

Hoje existe para a ginecomastia 3 classificações, essas classificações definem o grau e o tratamento ou cirurgia indicada para cada paciente.

  • Grau 1: Nesse caso a ginecomastia é um botão de tecido glandular que fica ao redor da aureola.
  • Grau 2: Nesse caso o paciente possui mais tecido adiposo e não uma definição bem formada do espaço que ele ocupa.
  • Grau 3: Essa é uma ginecomastia considerada difusa e com um grande excesso de pele.
6

Para que seja feito um tratamento mais eficaz não espere que o problema tome grande proporção, procure logo um especialista ao notar que está ocorrendo um desenvolvimento anormal de suas mamas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Ginecomastia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.