Partilhar

O que é glutamina

O que é glutamina

A glutamina é um aminoácido classificado, do ponto de vista nutricional, como condicionalmente essencial, ou seja, que o nosso corpo pode produzir, mas que, em períodos de alta demanda, as necessidades de glutamina podem ser maiores do que se é produzido, tornando essencial sua obtenção por meio da alimentação/suplementação.

A glutamina é o aminoácido mais abundante no sangue e nos músculos, e o seu papel é fornecer energia para as células de divisão rápida, como células do sistema imunológico, enterócitos (células da mucosa intestinal) e fibroblastos (células que produzem colágeno e elastina). Além disso, a glutamina atua na regulação da síntese de proteínas. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra o que é a glutamina.

Também lhe pode interessar: O que é a Spirulina

Quais são os benefícios da glutamina

A suplementação de glutamina pode oferecer diversos benefícios à nossa saúde, principalmente para os músculos, intestino e sistema imunológico. Por isso, a glutamina é muito utilizada por atletas e praticantes de atividade física; indivíduos com problemas intestinais ou pessoas que passaram por cirurgias extensas, queimaduras graves, sepse e infecções, entre outros. Conheça os efeitos da glutamina:

· Ação antioxidante;

· Ação anti-inflamatória;

· Fortalece o sistema imunológico;

· Estimula a síntese de proteínas, ajudando no ganho de massa muscular;

· Protege os músculos, evitando sua degradação (anti-catabolismo);

· Evita lesões musculares;

· Reparação da mucosa intestinal,

· Aumenta a absorção de nutrientes como vitaminas e minerais;

· Combate inflamações intestinais;

· Melhora a barreira intestinal, evitando a passagem de alimentos mal digeridos e toxinas para a circulação sanguínea;

Estimula a cicatrização.

Como tomar glutamina

A glutamina é encontrada em suplementos em pó, que apresentam sabor neutro, e pode ser utilizada por via oral ou enteral. A recomendação de doses varia de 5 a 10g. Consulte um nutricionista antes de tomar suplementos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é glutamina, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre O que é glutamina

O que é glutamina
O que é glutamina

Voltar ao topo da página