Livrar-se das manchas da pele

O que é hidroquinona

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que é hidroquinona
Imagem: dermdelmar.com

Quem possui manchas na pele e tenta clareá-las, possivelmente, já usou ou ouviu falar dos produtos contendo a substância hidroquinona. O princípio ativo é encontrado em diferentes medicamentos, em combinação com outros compostos ou não e, por isso, em níveis diferentes. Para conhecê-la melhor, o umComo.com.br reuniu informações sobre o que é hidroquinona.

Também lhe pode interessar: Melasma - Causas, Sintomas e tratamentos

O que é e para que serve hidroquinona

Existem diferentes princípios ativos de cremes, pomadas e demais versões de medicamentos indicados a pessoas que desejam remover manchas escuras da pele, inclusive, no rosto. Um remédio que costuma ser indicado aos pacientes por dermatologistas é o hidroquinona, um agente despigmentante da pele de uso tópico. Embora não tenha sido comprovado totalmente, especula-se que a substância possuía ação carcinogênica.

Dessa forma, o FDA, órgão regulador nos EUA, recomendou que os remédios contendo o composto tenham a sua venda proibida. Sobre o que é hidroquinona vale dizer ainda que é uma substância orgânica aromática, que age ao bloquear a produção de melanina pelas células, evitando ainda a sua acumulação. Para tanto, o princípio ativo dos produtos atua nos melanócitos, que são as células que produzem melanina.

Além de degradar a substância responsável pela pigmentação da pele, a hidroquinona prejudica a ação da tirosinase, enzima que tem um papel importante na formação da melanina. Assim como as manchas escuras, o composto é prescrito muitas vezes para o tratamento contra a acne e por quem deseja reduzir as sardas do rosto. Os fármacos que contêm a substância podem contar com diferentes graus de hidroquinona, os quais podem varia de um a 5%, sendo que o poder despigmentador é mais forte à medida que a sua concentração é maior.

O que é hidroquinona - O que é e para que serve hidroquinona
Imagem: feitocomglamour.com

Tratamento e efeitos colaterais da hidroquinona

É de extrema importância que apenas pacientes de dermatologistas que prescreveram a hidroquinona façam uso do composto. Embora seja amplamente indicado a quem trata as manchas da pele, ele pode causar efeitos colaterais em pessoas com sensibilidade ao agente. Para saber se é o caso do paciente, o especialista deve fazer uma avaliação minuciosa. Além disso, é o médico quem sabe a melhor quantidade do produto para cada paciente.

Quem não pode usar cremes com o princípio ativo está propício a sofrer com ardência, vermelhidão, coceira, ressecamento, alergias e até mesmo a ganhar novas manchas na pele. Devido aos seus efeitos colaterais é proibido que as pessoas usem remédios com o composto por conta própria. Da mesma forma, a hidroquinona é contraindicada a mulheres grávidas e que estejam amamentando. Já quem não possui sensibilidade à substância pode aplicá-la em diferentes partes do corpo que apresentam manchas, sendo que é preciso ter cuidado especial ao passar perto dos olhos.

Também não é indicado expor a pele à luz depois de usar o remédio, por isso, o melhor é aplicá-lo à noite. Caso a exposição seja inevitável é fundamental usar protetor solar. Mesmo quem pode usar o produto, ao iniciar o tratamento com o dermatologista, deve seguir ao pé de letra as orientações. Em geral, os especialistas recomendam que no começo o paciente use uma pomada com menor concentração, que pode aumentar conforme a necessidade.

O que é hidroquinona - Tratamento e efeitos colaterais da hidroquinona
Imagem: pop120.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é hidroquinona, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ney Jorge
hidroquinona não tem outras aplicações além do campo estético? qual a composição quimica e demais dados da estrutura molecular. Obrigado
Imagem: dermdelmar.com
Imagem: feitocomglamour.com
Imagem: pop120.com
1 de 3
O que é hidroquinona