Partilhar

O que é melhor, manteiga ou margarina?

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 20 outubro 2017
O que é melhor, manteiga ou margarina?
Imagem: 123rf.com

A manteiga e a margarina estão presentes na mesa do café da manhã de quase toda a gente. Existem poucas coisas tão deliciosas como um pãozinho quente barrado com um destes produtos, não é mesmo? No entanto, muitas pessoas se questionam sobre qual das duas opções é mais saudável e menos calórica. A manteiga e margarina possuem diferentes propriedades e valores nutricionais que você deve conhecer na hora de optar por uma delas. Leia este artigo do umComo e obtenha a resposta à dúvida: o que é melhor, manteiga ou margarina?

Também lhe pode interessar: Qual é a melhor hora para jantar

Manteiga

A manteiga é a nata do leite batida transformada numa emulsão de consistência cremosa. Os seus componentes são creme de leite e sal, tendo origem animal.

Apesar de conter uma grande quantidade de colesterol e gordura saturada, a manteiga é um produto natural. Isso significa que o corpo humano sabe como metabolizar esta gordura naturalmente.

A manteiga pode fazer parte da dieta, desde que o seu consumo seja moderado em conjunto com outras gorduras.

Dica: Para aprender como fazer manteiga a partir de leite e desfrutar de uma manteiga caseira, acesse este artigo.

O que é melhor, manteiga ou margarina? - Manteiga
Imagem: cassclay.com

Margarina

A margarina tem origem vegetal e resulta de um processo chamado de hidrogenação. Os óleos vegetais são hidrogenados para que se transformem numa gordura sólida, criada artificialmente.

Os componentes da margarina incluem óleos vegetais líquidos, leite, água, soro de leite, sal, vitamina A, estabilizantes, conservadores, antioxidantes, corantes e aroma.

Antigamente, a manteiga era a vilã da cozinha pela sua quantidade de gordura saturada e colesterol. No entanto, a margarina contém gorduras hidrogenadas mais prejudiciais à saúde.

A margarina apresenta vantagens vitamínicas em relação à manteiga. No entanto, a função dessas substâncias é impedir que o alimento se estrague rapidamente e não complementar a dieta do consumidor.

O que é melhor, manteiga ou margarina? - Margarina
Imagem: mundoinfo.org

Qual escolher?

A pergunta é controversa e divide nutricionistas por todo o mundo.

10 g de margarina possuem 74 calorias. A mesma quantidade de margarina tem um valor calórico de 72. No entanto, este não deve ser o único ponto considerado na escolha do produto.

Ponderando a perda de peso, a margarina é a melhor opção pelo seu número inferior de calorias.

Considerando apenas a saúde, a manteiga é a escolha ideal por ser um produto natural, sem químicos.

Tenha sempre atenção aos ingredientes de ambos os produtos antes de comprar para evitar comprar produtos com aditivos nocivos à saúde.

Nota: Qualquer das substâncias deve ser consumida de forma moderada.

O que é melhor, manteiga ou margarina? - Qual escolher?
Imagem: gizmodo.com

Opções mais saudáveis

Existem opções mais saudáveis do que a manteiga e a margarina. Para diminuir o seu consumo, opte por colocar os seguintes produtos na mesa:

  • Manteiga de coco. Para fazer esta gordura, coloque óleo de coco em formas de gelo e leve à geladeira para endurecer.
  • Manteiga de amendoim. Bata o amendoim no processador até obter uma consistência cremosa. Para uma manteiga mais elaborada e saborosa, confira este artigo que explica como fazer manteiga de amendoim.
  • Manteiga de azeite extravirgem. Para preparar esta manteiga, coloque o azeite em formas de gelo e leve à geladeira para endurecer. Pode adicionar ervas como orégano, salsinha ou alecrim para fazer manteiga de azeite com ervas.
  • Tahine. Este creme de gergelim pode ser comprado feito.

Nota: Procure fazer uma dieta equilibrada e pobre em gorduras. Para saber como ter uma alimentação saudável, dê uma olhada neste artigo.

O que é melhor, manteiga ou margarina? - Opções mais saudáveis
Imagem: popsugar.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é melhor, manteiga ou margarina?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre O que é melhor, manteiga ou margarina?

O que é melhor, manteiga ou margarina?
Imagem: 123rf.com
Imagem: cassclay.com
Imagem: mundoinfo.org
Imagem: gizmodo.com
Imagem: popsugar.com
1 de 5
O que é melhor, manteiga ou margarina?

Voltar ao topo da página