O que é o ácido úrico

O que é o ácido úrico
Imagem: remediosnaturalespara.org

De certeza que já ouviu falar do ácido úrico, mas sabe exatamente o que é e que problemas pode gerar? Esta substância química gera-se no nosso próprio organismo quando se decompõem as purinas, umas substâncias que encontramos em determinados alimentos e bebidas. Desta forma, serão os níveis excessivos de ácido úrico os que terão consequências negativas para a nossa saúde e, por isso, deveremos controlá-los e reduzi-los no caso de serem elevados. Para resolver as dúvidas que possa ter, em umComo.com.br explicamos-lhe com detalhe o que é o ácido úrico.

O que é o ácido úrico

O ácido úrico é um "sólido em forma de escamas esbranquiçadas, ligeiramente solúvel em água, composto por carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio, cuja acumulação patológica produz cálculos e outros transtornos, como a gota", segundo o dicionário da RAE.

Trata-se de uma substância que o organismo humano cria ao decompor umas substâncias chamadas purinas. A maior parte do ácido úrico dissolve-se no sangue e viaja para os rins, onde se elimina através da urina. Desta forma, vemos como este químico em si próprio não é um problema, mas quando o corpo produz demasiado ácido úrico ou não o elimina suficientemente podem ocorrer consequências negativas.

Excesso de ácido úrico

Os altos níveis de ácido úrico no sangue denominam-se de hiperuricemia e caracteriza-se pelo depósito de cristais de ácido úrico em forma de agulhas nas articulações, gerando assim uma inflamação destas. Isto é o que se conhece como a gota e os seus ataques geram fortes dores àqueles que sofrem dela, por isso, existem uns valores entre os quais devemos manter os nossos níveis de ácido úrico para evitar assim estas consequências negativas que estão associadas ao ácido úrico elevado.

Em condições normais, um terço do ácido úrico do organismo provém dos alimentos e os outros dois terços do metabolismo interno. O excesso de ácido úrico pode dever-se a uma má alimentação (ingestão excessiva de alimentos ricos em purinas), a um excesso de produção ou a um defeito na sua eliminação. As pessoas propensas a ter o ácido úrico elevado, devem saber que alimentos são bons para baixar o ácido úrico.

Pessoas propensas ao ácido úrico elevado

No geral, os mais afetados pelos altos níveis do ácido úrico são pessoas:

  • Do sexo masculino.
  • Com antecedentes familiares de gota.
  • Com um consumo habitual de álcool.

Além disso, também se consideram influentes no elevado nível desta substância fatores como:

  • O consumo de cafeína.
  • As situações de estresse.
  • A utilização de contrastes radiológicos iodados.
  • A obesidade, a hipertensão arterial, os diabetes e as dislipidemias.

Tratamento

Para controlar os níveis de ácido úrico será necessário a realização de análises sanguíneas que determinem se estes são elevados. No caso de serem, o médico deverá recomendar o tratamento mais adequado, que de certeza implicará mudanças nos hábitos alimentares do paciente, assim como pode receitar-lhe algum tipo de medicação que regule este químico. Por outro lado, também se pode utilizar remédios naturais para reduzir os níveis de ácido úrico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o ácido úrico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.