Partilhar

O que é o colesterol HDL

O que é o colesterol HDL
Imagem: salgueiraldesportivo.blogspot.pt

O colesterol é um tipo de gordura presente no organismo do ser humano, que é essencial para o seu bom funcionamento. Existem dois tipos de colesterol, o LDL, o chamado de colesterol mau e o HDL, o chamado de colesterol bom. HDL significa High Density Lipoproteins, que significa proteínas de alta densidade, benéficas para o organismo. O colesterol HDL é responsável por absorver os cristais de colesterol, que são depositados nas artérias, removendo-os das artérias e transportando-os de volta ao fígado para serem eliminados. Este colesterol produz-se naturalmente no nosso organismo e ajuda a reduzir o nível de colesterol no sangue. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba mais sobre o que é o colesterol HDL.

Também lhe pode interessar: O que significa colesterol VLDL

Níveis normais de colesterol HDL

Os níveis considerados normais de colesterol HDL são aqueles que se situam entre os 40 e os 60 mg/dL. Caso apresente um valor abaixo de 40 mg/dL existe um aumento do risco de sofrer de doenças coronarianas, mesmo naquelas pessoas que tenham os níveis de colesterol total e de colesterol LDL normais. Valores acima dos 60 mg/dL são benéficos, uma vez que podem proteger contra doenças do coração.

Colesterol HDL alto

O colesterol HDL alto, ou seja, acima dos 60 mg/dL não é prejudicial para o organismo do indivíduo. Valores altos de colesterol HDL contribuem para a prevenção de doenças do coração.

Aumentar o colesterol HDL

Para aumentar o colesterol HDL deverá:

  • Reduzir a ingestão de gorduras, cerca de 30 a 35% do total de calorias ingeridas na dieta. Tente eliminar as gorduras saturadas e gorduras trans, substituindo-as por gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, o que significa eliminar a gordura da carne vermelha e do leite e substituir por gorduras vegetais não processadas.
  • Aumentar a ingestão de fibras, coma aveia, frutas, vegetais e legumes.
  • Deixar de fumar, pois ao abandonar este vício conseguirá aumentar os valores de colesterol HDL.
  • Fazer exercício físico regularmente, durante cerca de 20 a 30 minutos, nem que seja uma caminhada.

Veja também o nosso artigo sobre quais são os alimentos prejudiciais para o colesterol.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o colesterol HDL, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que é o colesterol HDL

1 comentário
haime alves nogueira
colesterol total 238/0/mg/dl

O que é o colesterol HDL
O que é o colesterol HDL

Voltar ao topo da página