Partilhar

O que é o colesterol LDL

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é o colesterol LDL
Imagem: au.lifestyle.yahoo.com

O Colesterol é um tipo de gordura presente no organismo que é essencial para o seu bom funcionamento. Existem dois tipo de colesterol, o HDL, o chamado de bom colesterol e o LDL, o mau colesterol. LDL significa Low Density Lipoproteins, que significa proteínas de baixa densidade, que são as prejudiciais para o ser humano. O colesterol LDL é responsável por transportar o colesterol do fígado, até às células de outros tecidos, causando danos nos vasos sanguíneos. Este colesterol corresponde a 75% do total do colesterol em circulação. Quando os níveis deste tipo de colesterol se encontram elevados, existe um maior risco de sofrer de doenças cardiovasculares, por isso deve manter estes níveis controlados. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba mais sobre o que é o colesterol LDL.

Também lhe pode interessar: O que é o colesterol HDL

Níveis normais do Colesterol LDL

É recomendável que se mantenham os níveis do colesterol LDL abaixo dos 100 mg/dL e nunca superiores a 160 mg/dL, pois a partir destes valores já é considerado demasiado alto. Em pacientes que apresentem um elevado risco de doenças coronarianas, pessoas hipertensas ou diabéticos, recomenda-se que este valor esteja sempre abaixo dos 100 mg/dL. Para verificar os seus níveis de colesterol, basta fazer uma análise ao sangue num laboratório perto de si.

Colesterol LDL alto

Como já foi dito anteriormente, o colesterol LDL é responsável por transportar o colesterol do fígado, até às células de outros tecidos. Quando se acumulam nas paredes das artérias placas de gordura, dificulta a correta circulação do sangue até ao coração. Quando esta situação ocorre é quando o colesterol LDL está alto, aumentando assim o risco de doenças cardiovasculares. O colesterol LDL alto pode ocorrer devido a vários factores, como hereditários, sedentarismo, idade ou o tipo de dieta.

Sintomas do colesterol LDL alto

O colesterol alto não apresenta quaisquer sintomas, mas quem sofrer de aterosclerose ou obesidade, ter histórico familiar de colesterol elevado, levar uma vida sedentária ou ingerir gorduras saturadas em excesso terá mais probabilidades de ter o colesterol elevado. Por isso, é importante realizar periodicamente análises ao sangue, para controlar os níveis de colesterol.

Como baixar o colesterol LDL

Já existem vários medicamentos que permitem baixar os níveis do colesterol LDL, no entanto poderá optar também por fazer algumas mudanças no seu estilo de vida, praticando exercício físico regularmente e mudando os seus hábitos alimentares, optando por uma dieta rica em frutas, legumes e verduras. Em umComo.com.br preparamos alguns artigos para si, para saber como diminuir o colesterol:

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o colesterol LDL, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que é o colesterol LDL

O que é o colesterol LDL
Imagem: au.lifestyle.yahoo.com
O que é o colesterol LDL

Voltar ao topo da página