Partilhar
Partilhar em:

O que é o DNA

O que é o DNA
Fonte: psico12paratodos.blogspot.pt

O DNA, ou ADN em português é a sigla para Ácido DesoxirriboNucleico. O DNA é uma molécula presente em todas as células vivas e é composta por uma fita dupla de nucleotídeos. No DNA encontra-se toda a nossa informação genética, que encadeia o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e também transmite as características hereditárias de cada ser vivo, sob a forma de genes. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba mais sobre o que é o DNA.

Também lhe pode interessar: Como é feito o exame de DNA

Estrutura do DNA

O ADN tem a forma de uma escada de corda enrolada, formando uma dupla hélice, onde os degraus são formados pelas bases de nitrogênio dos nucleotídeos. Cada nucleotídeo associa-se de forma específica a uma substância, a um açúcar (desoxirribose), a um grupo de fosfato ou a uma base de nitrogênio. As bases de nitrogênio têm duas classes que são a purina e a pirimidina. Assim temos:

  • Adenina (A) - purina;
  • Citosina (C) - pirimidina;
  • Guanina (G) - purina;
  • Timina (T) - pirimidina.

Os pares de base existentes no ADN são: a adenina com timina e a guanina com a citosina.

Para que serve o DNA

O DNA serve para:

  • Armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e dos ARNs. As proteínas são codificadas por genes, sendo estes sequências específicas de nucleotídeos que determinam como será a proteína.
  • Confirmar a paternidade (através da coleta de saliva ou sangue por parte dos envolvidos).
  • Diagnosticar doenças metabólicas geneticamente determinadas.
  • Diagnosticar anomalias genéticas.
  • Reconhecer marcadores de tumores.

Genética e o DNA

Através de pesquisas genéticas e de exames específicos, já é possível detetar se um embrião herdou alguma doença grave, possibilitando assim um tratamento atempado logo a partir dos primeiros dias de vida. Assim, consegue-se diminuir o impacto da doença sobre o organismo tal como as suas sequelas.

Quando forem descobertas as funções de todos os genes humanos, haverão muitos mais benefícios.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que é o DNA, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre O que é o DNA

O que é o DNA
Fonte: psico12paratodos.blogspot.pt
O que é o DNA