Partilhar

O que é o exame CA 125

Por Ana Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é o exame CA 125
Imagem: especialista24.com

A substância CA 125 presente no sangue pode apontar a presença de um marcador tumoral.

No entanto, a presença única do CA 125 não quer dizer que você tenha um tumor, mas pode ser um fator preocupante. Para sanar todas as suas dúvidas a respeito do exame CA 125, continue a ler este artigo presente em umComo e perceba que a visita rotineira ao seu ginecologista é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças malignas, de modo a poder tratá-las com mais eficiência e eficácia. Não deixe sua saúde em segundo plano e discuta o resultado do exame com seu médico de confiança.

Também lhe pode interessar: Como é feito o exame histerossalpingografia

Qual a finalidade do exame CA 125

O CA 125 é uma proteína produzida pelas Trompas de Falópio, vagina e útero e que não está presente em um ovário normal. O exame é feito para detectar a presença da substância CA 125, principal responsável pelas enfermidades:

  • câncer de útero;
  • câncer de ovário;
  • cisto no ovário;
  • endometriose (doença que acomete o tecido que reveste o interior do útero);
  • cirrose;
  • doença inflamatória pélvica;
  • pancreatite (inflamação do pâncreas).

Realização do exame CA 125

O exame é feito através de uma coleta de sangue e tem por finalidade verificar a taxa de concentração de CA 125 nele. Normalmente, é retirado uma amostra de sangue do braço. Os resultados “normais” têm um valor referencial de 35U/mL, valores acima disso, podem indicar endometriose ou, no pior dos casos, câncer (especialmente o câncer de ovário).

No entanto, níveis elevados do CA 125 nem sempre devem ser associados a doenças ginecológicas (malignas ou benignas). Uma pequena parte da população pode apresentá-los, mesmo não tendo qualquer doença (é o caso das grávidas). Logo, o resultado do exame CA 125 não pode ser interpretado isoladamente. Ou seja, serão realizados exames paralelos, como um exame pélvico e uma ultrassonografia transvaginal, por exemplo.

Para a realização do exame, é necessário um jejum de - pelo menos - 4 horas. E o resultado, normalmente, fica pronto em 5 dias.

O que é o exame CA 125 - Realização do exame CA 125
Imagem: med.unc.edu

Informações gerais

  • Um resultado negativo para o exame CA 125 não exclui a possibilidade de doença.
  • Os principais sintomas do câncer de ovário são: constipação, aumento do volume abdominal e alteração da função digestiva.
  • A endometriose é caracterizada por cólica e fluxo menstrual intenso, além de dor quando mantém relações sexuais e dificuldades para engravidar.
  • Algumas mulheres não possuem qualquer sintoma até que o câncer de ovário ou a endometriose estejam em estágio avançado. Por isso, é fundamental a realização de exames rotineiros com um ginecologista, pelo menos, a cada 6 meses.
  • Para prevernir-se contra qualquer doença, é necessário manter uma vida saudável e manter distância de bebidas alcoólicas e do fumo. Mas, às vezes, isso pode não ser o suficiente. Então, além da prática efetiva de atividade física e de uma alimentação balanceada, procure seu ginecologista e tire todas as suas dúvidas sobre a prevenção de doenças ginecológicas e aumente as chances de manter essas doenças longe do seu corpo ou para um tratamento precoce (antes que qualquer sintoma apareça).

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o exame CA 125, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que é o exame CA 125

O que é o exame CA 125
Imagem: especialista24.com
Imagem: med.unc.edu
1 de 2
O que é o exame CA 125

Voltar ao topo da página