Partilhar

O que é o período fértil

O que é o período fértil
Imagem: fieltro.net

O período fértil é o período de tempo em que há uma maior possibilidade da mulher engravidar. Todos os meses, o organismo feminino enfrenta mudanças hormonais, conhecidas como o ciclo menstrual. O ciclo menstrual é um processo marcado pela ovulação, em que o organismo feminino se prepara de forma natural para engravidar. A ovulação ocorre quando um dos seus ovários liberta um óvulo, que depois viajará até às trompas do falópio, onde ficará à espera de ser fecundado por um espermatozoide. Existem alguns sintomas característicos que facilitam a identificação do período da ovulação ou também pode recorrer ao método do cálculo do período fértil. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba mais sobre o que é o período fértil.

Também lhe pode interessar: Como calcular o período fértil

Sintomas do período fértil

A mulher pode identificar facilmente o período fértil, uma vez que este apresenta sinais característicos, como dor leve na região pélvica, temperatura corporal ligeiramente elevada, aumento da secreção vaginal, aumento da libido e do apetite. Veja o nosso artigo sobre os sintomas do período fértil, para saber um pouco mais detalhadamente sobre eles.

Calcular o período fértil

O período fértil dura aproximadamente 6 dias e é a fase do mês em que a mulher está a ovular. Pode utilizar o método do cálculo do período fértil, para saber qual o momento do mês mais propício para engravidar. Ou, pelo contrário, para saber qual o momento do mês em que não deve fazer relações sexuais, caso não queira engravidar. Para isso, veja o nosso artigo sobre como calcular o período fértil.

Quando não ocorre fecundação, isto é, quando o óvulo não é fecundado por um espermatozoide, este morre e desfaz-se, saindo sob a forma de menstruação.

Sugestão: Quantos dias depois da menstruação posso ter relação?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o período fértil, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que é o período fértil

2 comentários
Ana Cláudia Silva Lopes
Gostei muito das informações e também gostaria que me ajudassem a engravidar,pois tenho lúpus e estou tentando a dois meses e ainda não consegui.
alcinda abreu
Ainda não sou mãe mas espero ser e saber disso tudo é muito importante pós estou a mi preparar psicologicamente.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Alcinda! Desejo-lhe toda a sorte do mundo! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

O que é o período fértil
Imagem: fieltro.net
O que é o período fértil

Voltar ao topo da página