O que é o planejamento familiar

O que é o planejamento familiar
Imagem: sandrarizo.blogspot.pt

Apesar de estarmos vivendo no século XXI e de muitas áreas terem evoluído, existem assuntos que permanecem tabu. Como consequência, se encontram muitas pessoas desinformadas e desatualizadas relativamente a temas como sexo, o resulta em consequências na sua vida, nomeadamente gravidez indesejada e desenvolvimento de doenças. Para prevenir esse tipo de situações, foi criado o planejamento familiar. Você sabe o que é o planejamento familiar? De forma a esclarecê-lo criámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e descubra!

O conceito de planejamento familiar

O planejamento familiar, ou planeamento familiar, consiste em um conjunto de ações que têm como objetivo ajudar a mulher ou o casal a planejar ou controlar o nascimento de seus filhos, o intervalo entre gestações e conciliar tudo isso de acordo com seus princípios, necessidades e possibilidades.

Estas ações são levadas a cabo pelo Estado de cada país, sendo que na legislação brasileira o planejamento familiar surge enunciado como direito do cidadão na lei n.º 9 263, sancionada em 12 de Janeiro de 1996. Complementarmente a lei 11 935, de 2009, refere que é obrigatória uma cobertura de planos de saúde para o planejamento familiar.

Imagem: maemequer.pt

A quem se destina

Podem recorrer ao planejamento familiar homens, mulheres ou casais em idade fértil, que pretendam obter educação sexual. Desta forma encontrarão, junto de enfermeiros, acompanhamento e aconselhamento de métodos contraceptivos e de planejamento de gravidezes.

Estas ações têm vindo a ser desenvolvidas no Brasil desde 2007, sob o nome de Política Nacional de Planejamento Familiar, e os cidadãos podem recorrer a elas através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Imagem: murall.com.br

As vantagens de atender ao planejamento familiar

Está comprovado que, nos países onde o planejamento familiar foi implementado, se registou uma diminuição dos índices de mortalidade perinatal e infantil, um controlo das doenças sexualmente transmissíveis e da natalidade. Isto se traduz em uma população mais informada sexualmente e prevenida.

Assim sendo, uma pessoa que pretenda aderir ao planejamento familiar encontrará os recursos necessários para evitar engravidar e contrair doenças sexuais, ao mesmo tempo que será informada de vários aspetos relativos à educação sexual.

Um outro benefício das ações da Política Nacional de Planejamento Familiar no Brasil é a distribuição gratuita de oito métodos contraceptivos diferentes e venda de anticoncepcionais a preços mais baixos na rede Farmácia Popular.

Imagem: humanasaude.com.br

O planejamento familiar é para mim?

Sim, sobretudo se você pretende evitar uma gravidez indesejada, planejar sua gravidez, recorrer a uma vasectomia ou e se manter informado acerca das doenças sexualmente transmissíveis. Desta forma serão evitados casos em que as pessoas geram filhos sem terem reunidas as condições ideais para os criar, reduzindo assim os índices de aborto e abandono infantil.

O planejamento familiar é um direito de todo o cidadão e que apresenta vários benefícios para toda a vida, promovendo o bem estar das crianças, indivíduos e casais. Informe-se acerca do horário das consultas no centro de saúde, hospitais ou e clínicas da família mais próximas de si.

Imagem: delgarm.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o planejamento familiar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.