Partilhar

O que é o rotavírus e como ocorre o contágio

O rotavírus é uma das infecções mais comuns em crianças com menos de 5 anos porque encontram-se constantemente brincando no solo e diversas superfícies, manipulando objetos e levando-os à boca. Por isso, é importante para os pais saber exatamente o que é o rotavírus e como ocorre o contágio além de conhecer seus principais sintomas. Em umComo.com.br damos todas as dicas sobre este tema.

Também lhe pode interessar: Técnicas para usar o banheiro público
Passos a seguir:
1

O rotavírus é um vírus que se encontra nas fezes e como é resistenteao sabão e produtos antibacterianos, pode permanecer durante dias nos brinquedos, chupetas e qualquer objeto que ao estar infectado e entrar em contato com a boca, transmite a doença de maneira fácil e rápida.

2

É um vírus que contagia de maneira muito simples sobretudo quando as crianças estão em contato com outras crianças e trocam objetos.

3

O que converte o rotavírus em uma ameaça importante, sobretudo para as crianças com menos de 2 anos, é que pode produzir gastroenterite, uma doença que causa vômitos, diarreia, febre e dor abdominal, levando a criança à desidratação de forma rápida.

4

Se o atendimento não for rápido, o quadro de desidratação se agrava, o que pode conduzir a uma situação bem mais delicada, por isso é importante ir ao pediatra assim que aparecerem os primeiros sinais.

5

Ainda que a febre costume desaparecer em alguns dias, a diarreia pode se prolongar por uma semana, pondo em risco a vida da criança. Não administre nenhum tipo de medicamento ou antibiótico sem a aprovação de seu pediatra, já que este último não funciona em caso de gastroenterite por rotavírus.

6

Se a criança for um pouco maior, é importante que a ensine a lavar as mãos após ir ao banheiro, do mesmo modo ninguém deve brincar com a criança ou mexer em seus brinquedos sem antes lavar as mãos. A prevenção é a chave para manter o rotavírus sob controle.

O que é o rotavírus e como ocorre o contágio - Passo 6
Imagem: cancaodeninar.unimedmaringa.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o rotavírus e como ocorre o contágio, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Diante de um quadro de diarreia severa, é importante manter a criança hidratada e ir o quanto antes ao médico.
  • Se observar que a criança não tem urinado por mais de 5 horas, está com a boca seca e parece muito apática, é possível que esteja desidratada.
  • Não administre nenhum medicamento sem o consentimento e a supervisão de um pediatra.

Escrever comentário sobre O que é o rotavírus e como ocorre o contágio

1 de 2

Voltar ao topo da página