Função hepática anormal

O que é proteína C reativa

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que é proteína C reativa
Imagem: jechrisale.blogspot.com

A proteína C reativa, também conhecida como PCR é uma substância produzida pelo fígado e que circula pelo sangue, seus nível aumentam significativamente quando há algum processo inflamatório em ação, como doenças reumáticas, traumatismos, infecções ou até mesmo cânceres e seus exames podem nos dizer muita coisa sobre a atual saúde do paciente. Em umComo te dizemos detalhadamente o que é a proteína C reativa e como ela funciona.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a hepatite C

Índice

  1. Nível de proteína C reativa elevado
  2. Proteína C reativa ultra sensível
  3. Valor de referência da PCR

Nível de proteína C reativa elevado

A produção dessa proteína aumenta nas primeiras 6 horas após ter ocorrido alguma inflamação, este nível mantem se estável por até dois dias. Antigamente o seu nível era analisado como positivo ou negativo mas atualmente os resultados são quantitativos.

Quando o seu nível no sangue está elevado, sugere-se que exista algum processo inflamatório em ação no corpo, podendo estar relacionada à infecções, doenças cardiovasculares, câncer ou reumatismo.

Proteína C reativa ultra sensível

O exame para definir o nível da proteína é o PCR ultra sensível. Serve para avaliar se há risco de desenvolvimento de alguma doença cardiovascular. Este exame detecta o valor mais baixo da PCR normal, seu resultado não pode ser confundido. Esses valores podem ser: Baixo risco (inferior à 0,1mg/dl), Médio risco (por volta de 0,1 e 0,3 mg/dl), Alto risco (maior que 0,3mg/dl).

Caso o paciente seja aparentemente saudável e ao mesmo tempo possuir valores da proteína C reativa ultra sensível altos, é provável que ele tenha um alto risco de desenvolver doença arterial periférica nas placas de gordura que se acumularam nas artérias.

Valor de referência da PCR

Esse valor depende da pessoa, da sua alimentação, frequência com que pratica exercícios físicos, etc. O normal é variar entre 0,25 e 0,50 mg/ld. Caso o indivíduo seja obeso, sedentário ou idoso, é provável que ele apresente maiores níveis do valor desta proteína. Mas isso é para casos normais, caso o indivíduo sofra por algum processo infeccioso, inflamatório ou envolvendo morte de tecidos, o valor da proteína C reativa pode ser aumentado em até mil vezes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é proteína C reativa, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: jechrisale.blogspot.com
O que é proteína C reativa