Outros Infecções

O que é Síndrome de Fournier

Bruno Garcia
Por Bruno Garcia. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é Síndrome de Fournier
Imagem: bakare.co.uk

Uma doença devastadora, com um alto índice de mortalidade e de evolução extremamente rápida, pouco conhecida graças à sua baixa incidência, mas permanece uma doença perigosíssima. Vamos entender o que é a Síndrome de Fournier, de seguida neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: O que é a Gardnerella

Índice

  1. Síndrome de Fournier
  2. Evolução do quadro
  3. Sintomas do Síndrome de Fournier
  4. Como acontece o Síndrome de Fournier
  5. Como proceder no caso de Síndrome de Fournier

Síndrome de Fournier

A síndrome de Fournier nada mais é do que a necrose de tecidos subcutâneos na região do períneo, que se localiza entre a bolsa escrotal e o ânus, isso quer dizer que ela acontece quando há morte do tecido subcutâneo e posterior infestação por bactérias que se alimentam desse tecido.

A incidência dessa doença vem crescendo graças ao uso equivocado e abusivo de antibióticos, o que acaba por fazer uma seleção artificial de bactérias, pois as sobreviventes são mais devastadoras e resistentes a novos remédios.

Não há consenso entre os médicos do porquê essa doença se manifestar nessa região, mas estima-se que seja por causa da umidade, falta de higiene e baixa ventilação.

Evolução do quadro

A progressão é extremamente rápida, fazendo com que o dano ao doente seja extremo e fazendo a taxa de mortalidade estar em níveis alarmantes, com cerca de 50% de óbito após apenas sete dias do início da infecção. Poucas outras doenças são tão velozes e letais como a Síndrome de Fournier.

A doença se manifesta em doentes que estão, em geral, debilitados por outras doenças, muitas vezes acamados e sob efeitos de antibióticos fortíssimos. Esse é um dos fatores que faz com que a sua detecção seja complicada no início, pois se confunde com o efeito colateral da outra doença que está atacando o paciente.

No entanto dada a sua, ainda, raridade, o diagnóstico preciso e imediato pode não acontecer, uma vez que ela pode ser facilmente confundida com uma irritação, com outras infecções, como herpes, e até mesmo com outras doenças graves, mas de evolução mais lenta, como tumores, sejam eles cancerígenos ou não.

Sintomas do Síndrome de Fournier

O quadro de Síndrome de Fournier pode ser detectado dando atenção aos seguintes sintomas:

  • Escurecimento do tecido: a região geralmente tem uma pigmentação mais intensa do que o restante do corpo, mas é importante estar atento a um escurecimento mais intenso.
  • Inchaço: o escroto se torna maior, com aparência de esticado, e o toque causa dor no paciente.
  • Taquipneia: conhecimento como respiração curta ou acelerada, o paciente passa a inalar e exalar mais rapidamente, como se tivesse praticado exercícios.
  • Náusea e vômito.
  • Alterações mentais: desde mudanças de humor até leves alucinações, esse sintoma é resultado, em geral, de septicemia, quando a infecção se espalha pelo corpo todo.
  • Orquite: a inflamação dos testículos, que pode causar ejaculação de sangue, sangue na urina, dor no local e suor visível no escroto.
  • Epididimite: a inflamação do epidídimo, um duto que fica ligado aos testículos, causando dor e ainda mais inchaço no local.
  • Torção de testículo: graças à infecção o testículo pode inchar e girar em torno de si mesmo, causando o fechamento dos dutos que levem à uretra e piorando o quadro de dor.
  • Hérnia estrangulada: hérnias ocorrem quando parte do intestino atravessa a parede do abdômen, se projetando para o saco escrotal ou o períneo. Com a necrose dessas regiões pequenos buracos podem surgir e se o intestino atravessar e ficar comprimido em um desses orifícios surge a hérnia estrangulada, o que é extremamente perigoso, pois pode fazer com que o intestino se rompa e o seu conteúdo se espalhe pelo interior do paciente.
  • Abscesso escrotal: uma bolha dentro do saco escrotal que contém pus e outros detritos da infecção.
O que é Síndrome de Fournier - Sintomas do Síndrome de Fournier
Imagem: neilbaum.wordpress.com

Como acontece o Síndrome de Fournier

A infecção se inicia através de pequenas feridas na região, que podem advir de cirurgias anorretais, e geniturinárias e apendiculares e a neoplasia.

Após qualquer cirurgia do tipo se deve ficar extremamente atento a qualquer sinal de inflação na região e sempre, sempre, comunicar ao seu médico qualquer alteração, dor ou desconforto. Nos primeiros quatro dias a doença é bem curável, com bom prognóstico para o paciente.

Como proceder no caso de Síndrome de Fournier

Por ser uma doença oportunista a atenção dada deve ser ainda maior, pois o paciente debilitado tem uma resistência menor do que outros indivíduos para combater infecções de forma geral.

Por aparecer em regiões geralmente recém operadas pode-se ignorar os sintomas no início, atribuindo-os outra causa qualquer, no que reside o maior perigo dada a velocidade de progressão dessa infecção.

Por isso, sempre fique atento a qualquer dos sintomas listados e alerte o seu médico perante o aparecimento de qualquer um deles.

O que é Síndrome de Fournier - Como proceder no caso de Síndrome de Fournier
Imagem: treatcancer.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Síndrome de Fournier, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
sarchia
A sindrome de fournier,quais os cuidados de enfermagem,e da onde venho essa doenca?
Monica
Síndrome de fornier tem cura?
Imagem: bakare.co.uk
Imagem: neilbaum.wordpress.com
Imagem: treatcancer.com
1 de 3
O que é Síndrome de Fournier