Dependência do álcool

O que é síndrome de Korsakoff

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 9 dezembro 2019
O que é síndrome de Korsakoff
Imagem: homedesignblogs.net

A síndrome de Korsakoff, também conhecida como síndrome de Wernicke-Korsakoff é uma desordem neurológica que se caracteriza pelo seus sintomas de amnésia anterógrada, confusão mental e problemas na vista. É também conhecida por ser um sintoma da falta de vitamina B1 ou alcoolismo, sendo a falta de vitamina B1 a sua principal causadora; caso o indivíduo seja alcoólatra as chances são ainda maiores, pois o álcool dificulta a absorção de vitaminas do complexo B.

A síndrome de Korsakoff possui uma cura. A chave para esta está na interrupção da ingestão exagerada de álcool, caso esta não ocorra, a doença pode levar a morte. Neste artigo, umComo explica o que é síndrome de Korsakoff.

Índice

  1. Sintomas da síndrome de Korsakoff
  2. Diagnóstico da síndrome de Korsakoff
  3. Como é o tratamento da síndrome de Korsakoff

Sintomas da síndrome de Korsakoff

Os principais sintomas da síndrome de Korsakoff, como já citamos, incluem a perda gradativa da memória, confusão mental, dores e paralisias musculares, assim como espasmos. Além destes, outros sintomas podem aparecer no decorrer da doença, por isso vale estar atento se o paciente apresenta:

  • Dificuldade em formular frases;
  • Alucinações (ocorre nos casos de alcoolismo avançado);
  • Apatia, irritabilismo;
  • Movimentos rápidos e descontrolados dos olhos;
  • Visão duplicada;
  • Dificuldade em andar;
  • Hemorragias oculares.

Diagnóstico da síndrome de Korsakoff

O diagnóstico da síndrome de Korsakoff requere uma análise dos sintomas, bem como o histórico de saúde do paciente. Como esta síndrome não pode ser apenas causada pela falta de vitamina B1 ou alcoolismo mas também por traumatismos cranianos, infecções virais e inalação de monóxido de carbono; o ideal é realizar um diagnóstico baseado nas causas desta doença no indivíduo.

Exames de sangue, exame do líquido encefalorraquidiano, exame de urina e ressonância magnética fazem parte do processo de diagnóstico da síndrome de Korsakoff.

Como é o tratamento da síndrome de Korsakoff

O tratamento da síndrome de Korsakoff implica na ingestão de tiamina (vitamina B1) em doses que variam de 50 a 100 mg, através de injeções. Todo o tratamento deve ser feito num hospital. Após alguns dias, já é possível notar uma reversão nos sintomas de paralisia muscular, movimentos desordenados nos músculos e nos olhos e a memória começa a se regenerar. Duas coisas são importantes no tratamento, a primeira é a ingestão de suplementos de vitamina B1 e a outra é a interrupção do alcoolismo. Sem a última, não é possível prosseguir com o tratamento. As vezes, a ingestão de outros suplementos como o magnésio ou potássio pode ser necessária. Acontece com frequência nos indivíduos alcoólatras.

Veja também: o que é Beribéri

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é síndrome de Korsakoff, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: homedesignblogs.net
O que é síndrome de Korsakoff