O que é síndrome de Savant - Características do savantismo

O que é síndrome de Savant - Características do savantismo

Savant é uma palavra em francês que significa "sábio". Como podem o saber e o conhecimento estarem ligados a uma síndrome? O Savantismo é um distúrbio psíquico realmente fascinante e é objeto de estudo de diversos acadêmicos, por tratar-se de uma condição raríssima da própria mente humana. Muito similar ao autismo e à síndrome de Asperger, a síndrome de Savant pode ser diagnosticada em tempo precoce, mas assim como o autismo, tem um tratamento complicado e em geral não é muito comum encontrar uma cura. Nesse artigo de umCOMO, lhe explicaremos o que é a síndrome de Savant e quais são as principais características do Savantismo. Continua lendo para saber mais.

A definição de Savantismo

O que é savantismo? Para responder a essa pergunta, primeiramente, devemos ter claras as noções do que é o autismo. A síndrome de savant e autismo tem características muito similares, e não é à toa o fato de que diversos teóricos da psiquê encaram a síndrome como uma variação rara do autismo.

Os principais sintomas do autismo são:

  • Dificuldade de interagir socialmente e a falta de habilidades sociais.
  • Complicações na linguagem, dificuldade de se expressar, incapacidade de lidar com símbolos e metáforas
  • Padrão de comportamento altamente restritivo e repetitivo.

Os savants tem essas capacidades, mas em geral, guardam em si algumas habilidades que extrapolam a normatividade e natureza humana. Por exemplo, os savants podem ter a capacidade de fazer multiplicações com mais de 7 números de cabeça, ter a capacidade de reproduzir uma música integralmente apenas ouvindo ela uma vez, capacidade de aprender muitas línguas, etc. Savants são gênios que possuem específicas habilidades sobrehumanas.

Síndrome de Savant - sintomas

Especificamente quando falamos de crianças, é importante salientar que grande parte dos sintomas da síndrome de savant são aqueles similares aos de crianças autistas. Portanto, a dificuldade de relações interpessoais, além da incapacidade compreensão de subjetividades ou metáforas, além de excessiva organização ou metodologia racional, sem a abertura para novos métodos, ideias e abstrações são características e sintomas do savantismo.

Porém, o que diferenciará o Savant de um autista comum é a sua alta capacidade cognitiva e desempenhos quase impossíveis sobre um tema ou uma ciência. Se seu filho é capaz de realizar uma coisa que ninguém faz, isso é um sintoma do savantismo. Outra característica comum entre todos os outros savants é a memória surpreendente deles, que geralmente tem alta capacidade de detalhação e grande armazenamento, ou seja, é difícil que eles esqueçam algo.

A diferença entre Savantismo e Asperger

Um dos distúrbios psíquicos modernos mais comuns para aqueles que trazem características do autismo é a Síndrome de Asperger, cujo diagnóstico e conhecimento foi impulsionado especialmente pelo personagem Sheldon, da série americana The Big Bang Theory. A síndrome de Asperger pode ser confundida com o savantismo pois, em tese, todo Savant tem Asperger, mas isso ficará mais claro logo mais.

Como saber se meu filho tem Asperger? Muitos diagnósticos de autistas - a maioria na verdade - têm, além das dificuldades supracitadas, a incapacidade de cognição e o alheamento ao conhecimento e a saberes técnicos e habilidades práticas. O Asperger é o autista que não perde essas capacidades, inclusive geralmente possui mais habilidades no que se refere a processos metódicos de conhecimento do que o comum.

O Savant não é somente um ser mais apto ao conhecimento técnico e científico, mas sim um sobrehumano no que se refere a saberes determinados. Ou seja, todo portador de Savant possui a síndrome de Asperger, mas nem todo portador de Asperger possui as habilidades sobre humanas de um savant. Para saber mais sobre este tema, leia o artigo sobre a diferença entre Asperger e autismo.

Savants famosos

Existem alguns casos de savantismo que sofreram diversas coberturas e bastante atenção da imprensa especialmente por tratarem-se de gênios surreais, capazes de realizar surpreendentes tarefas que até então não tinham sido feitas pelos homens. Listaremos aqui mais para elucidas as características do Savantismo.

  • Derek Paravincini é um savant também possuidor de deficiência visual, mas sua principal habilidade é a capacidade de tocar uma música no piano logo após ouvi-la, além de ter a capacidade de reinterpretar qualquer partitura para um estilo musical, como Mozart em forma de Jazz.
  • O filme Rain Man, estreado por Dustin Hoffman, foi baseado na vida de Kim Peek (na imagem), um savant que decorou o conteúdo completo de doze mil livros na íntegra, além de lembrar todos os dias - datas e números - em que viveu. Além disso, Kim tinha a habilidade de ler duas páginas simultaneamente. Ele morreu em 2009.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é síndrome de Savant - Características do savantismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.