O que é um esporão

O que é um esporão
Imagem: tutraumatologo.com

Muito temos ouvido falar dos esporões, mas não temos claro do que se trata exatamente e porque ocorre. O certo é que um esporão calcâneo é "uma pequena formação óssea que se forma sobre o osso calcâneo (osso do calcanhar)", como nos explicam no Netdoctor. Isto deve-se à pressão a que submetemos a planta do pé e a consequente inflamação, além disso, costuma dar-se junto com fascite plantar, a inflamação dos tecidos moles que rodeiam o esporão e que é o que causa dor a quem sofre dele. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe mais sobre o que é um esporão.

O que é um esporão calcâneo?

Na hora de definir um esporão calcâneo, podemos dizer que se trata de "uma pequena formação óssea que se forma sobre o osso calcâneo (osso do tarso, localizado no calcanhar do pé)", como nos explicam no Netdoctor. Desta forma, produzem-se dores no calcanhar do pé que se agravam com o esforço físico e a pressão sobre a área, por exemplo produzido ao caminhar.

Porque ocorrem?

A planta do pé é a responsável por suster e suportar o peso total do corpo humano, pelo que ao longo do dia exercemos uma grande pressão sobre elas. Esta carga atenua-se por uma almofada de gordura por debaixo do calcanhar e por uma fáscia (tecido fibroso que protege os tendões e os músculos) por debaixo da planta do pé. Quando ocorre uma sobrecarga, pode produzir-se inflamação dos tecidos moles que rodeiam o osso calcâneo ou inclusive os tendões e músculos que estão na parte anterior do osso calcâneo.

Para compensar isto, o corpo tentará repará-la rodeando e protegendo a zona lesionada mediante um processo inflamatório e que posteriormente se calcifica. Desta forma, dará lugar ao aparecimento de uma formação óssea no calcanhar que é o que conhecemos como o esporão calcâneo.

Quais são os sintomas?

Note que o esporão calcâneo em si mesmo não é o que provoca dor, mas sim a inflamação dos tecidos moles à sua volta. Quem sofre dele, sentirá sintomas como:

  • Dor intensa na parte interna do calcanhar.
  • Aumento da dor ao passar tempo de pé e, especialmente, pela manhã.
  • Impossibilidade de realizar atividades da vida quotidiano pelas fortes dores na planta do pé.

Como se trata um esporão calcâneo?

O certo é que o podólogo será o seu melhor aliado na hora de tratar deste problema do pé, embora existam alguns conselhos sobre como remover um esporão, assim como também remédios caseiros para o curar e alguns truques para aliviar a dor de um esporão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um esporão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • No caso de sofrer de dores na planta do pé, visite o seu médico ou podólogo.