Partilhar
Partilhar em:

O que fazer depois de vomitar

Passo a Passo
 
O que fazer depois de vomitar

Existe coisa pior que vomitar? O vômito sempre é algo super desagradável, seja por gravidez, intoxicação alimentar, viroses de estômago ou intestino ou mesmo ressaca de bebida alcoólica. Além de ser horrível, vomitar também pode provocar outros sintomas desagradáveis, como a fatiga e a desidratação. O nosso estômago fica bem sensível e fraco, e é necessário tomar algumas medidas para que o corpo possa recuperar. Se você tem dúvidas sobre o que fazer depois de vomitar, o umCOMO tem todas as respostas abaixo!

Também lhe pode interessar: Como passar vontade de vomitar
Instruções:
1

A primeira coisa que você deve fazer depois de vomitar é remover os restos de vômito do seu organismo. Isso vai ajudar a diminuir as náuseas e ajudar o corpo a recuperar mais facilmente:

  1. Comece por preparar um banho quente o suficiente para encher o banheiro com vapor. O banho vai ajudar a remover restos de vômito superficiais e vai desentupir os seios nasais, que podem estar entupidos com vômito.
  2. Antes de sair do banheiro, assoe o nariz com papel. O vapor desentope o nariz, mas não retira os restos de vômito do canal. Mantenha toalhas por perto caso algo dê errado e você vomite de novo.
  3. Em seguida, gargareje com elixir bucal para remover o sabor e o cheiro do vômito. Evite lavar os dentes de imediato porque isso pode irritar ainda mais o seu estômago.
2

Caso você não esteja a vomitar violentamente, o próximo passo é hidratar o corpo, uma vez que o vômito faz com que o organismo perca muita água e desidrate facilmente.

Para impedir que o vômito surja novamente, beba aos poucos: comece por uma colher de sopa de água ou de uma solução hidratante como Gatorade e aguarde meia hora. Se não vomitar nesse período, beba mais duas colheres de sopa do mesmo líquido e continue aumentando a dose a cada meia hora.

3

Depois de vomitar, é essencial evitar cheiros fortes que podem induzir o vômito de novo. Se é necessário cozinhar, peça a alguém para fazê-lo e tente se manter longe de alimentos com odores fortes. Se, mesmo assim, está difícil conter o vômito, confira como parar de vomitar nesse artigo.

Evite fumar, isso só vai pior a sua situação!

4

Se está pronto para comer, existem alguns alimentos adequados para depois do vômito. Comece com pequenas porções de comida, para não irritar o estômago e jogar tudo fora de novo. Confira os melhores alimentos:

  • Macarrão (sem manteiga ou óleo)
  • Torradas integrais (sem manteiga ou geleia)
  • Arroz branco
  • Batata assada
  • Banana (deve ser ingerida uma hora depois de vomitar)
  • Sopas (com ingredientes leves, como arroz integral, legumes refogados e batatas cozidas ou canja de galinha)

Depois de comer, mantenha-se sentado ou inclinado levemente por, pelo menos, uma hora. Isso vai fazer com que o estômago tenha mais facilidade em digerir a comida, por isso não se deite! Para conferir mais sobre este tema, consulte esse artigo que explica o que comer se estou com vontade de vomitar.

5

Se possível, saia para apanhar um pouco de ar fresco. Assistir um filme ou TV também pode ser muito útil para distrair o cérebro da vontade de vomitar.

Apesar dessas serem boas práticas a fazer depois de vomitar, em alguns casos pode ser necessário consultar ajuda médica. Consulte o seu médico quando:

  • vomita 3 ou mais vezes por dia;
  • tem náuseas por mais de 48 horas;
  • sente fraqueza;
  • tem febre;
  • tem dores no estômago;
  • não urinou nas últimas 8 horas (ou mais);
  • não consegue manter qualquer líquido ou alimento no estômago.

O médico pode receitar medicamentos que atuam contra a náusea e o vômito, que geralmente demorar entre 30 e 60 minutos a fazer efeito. Não desespere, pois tudo tem uma solução! Rápidas melhoras!

6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

7

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que fazer depois de vomitar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre O que fazer depois de vomitar

O que lhe pareceu o artigo?

O que fazer depois de vomitar
1 de 2
O que fazer depois de vomitar