Desmaios

O que fazer em caso de desmaio

O que fazer em caso de desmaio
Imagem: lifestyle.sapo.pt

Os desmaios têm uma série de explicações e se caracterizam pela perda súbita e breve da consciência. Isso acontece porque o oxigênio e os nutrientes não chegam ao cérebro. Por isso, é importante saber o que fazer em caso de desmaio e o umComo.com.br vai ensinar os primeiros socorros.

Também lhe pode interessar: O que fazer se alguém desmaia

Passos a seguir:

1

Embora os desmaios costumem ter duração de menos de um minuto, quando eles se prolongam é preciso buscar ajuda médica. Assim, o que fazer em caso de desmaio consiste em ligar para a emergência, como o 192 do SAMU.

O que fazer em caso de desmaio - Passo 1
Imagem: vivomaissaudavel.com.br
2

Enquanto a ajuda especializada não chegar, os primeiros socorros consistem em ver se a vítima está respirando e se apresenta pulso. Caso não respire, é necessário começar a massagem cardíaca, que deve iniciar com duas respirações boca-boca e serem feitas 30 compressões cardíacas.

O que fazer em caso de desmaio - Passo 2
Imagem: brunovaldigem.com.br
3

Para tanto, quem desmaiou deve permanecer no chão, mas de costas. Já quem fizer a massagem cardíaca deve deixar os braços estendidos com as mãos sobrepostas sobre a parte inferior do esterno (osso localizado no meio do peito). Os dedos devem ficar abertos e uma pressão vigorosa deve ser exercida no local.

4

Com essa manobra, o esterno comprime o coração a fim de estimular a respiração. Em seguida, é preciso descomprimir o peito e repetir o movimento até que a vítima do desmaio volte a respirar normalmente.

5

Quando quem está desmaiado respira normalmente, é preciso deitá-lo no chão, de barriga para cima, e colocar as pernas mais altas que o corpo. Isso pode ser feito usando uma cadeira ou almofadas.

6

Depois de posicionar a pessoa de forma correta, o que fazer em caso de desmaio consiste em aplicar uma compressa ou pano frio na sua testa por alguns minutos. Ou ao menos molhar a testa com água fria.

7

Também é possível abaixar a cabeça da vítima e realizar uma leve pressão sobre a nuca. Caso a vítima comece a vomitar enquanto estiver desmaiada, é preciso que o seu corpo seja colocado de lado, para evitar que ela se asfixie.

8

Quando a pessoa que desmaiou logo acorda, uma dica sobre o que fazer em caso de desmaio é dar a ela algo para beber açucarado. Porém, não dê nada até que se recuperar, caso contrário pode se engasgar e piorar a situação.

O que fazer em caso de desmaio - Passo 8
Imagem: whattoexpect.com
9

Se a pessoa voltar a si sem que tenha sido preciso chamar a ambulância, a ajuda médica deverá ser procurada posteriormente se o desmaio voltar a ocorrer poucos dias depois. O mesmo deve ser feito se a vítima apresentar sinais de hemorragia interna, como fezes negras ou sangue na urina.

10

É importante ir ao médico quando, mesmo que a pessoa melhore em seguida, tenha sido o seu primeiro desmaio. É aconselhável ainda buscar ajuda médica quando após o desmaio surgirem sintomas como vômito, falta de ar ou problemas de fala.

11

Embora normalmente os desmaios estejam associados à pressão baixa, redução do açúcar no sangue e desidratação, o que faz a vítima logo acordar, os desmaios podem ser os primeiros sinais de doenças graves. Por isso, não se pode ignorar os sintomas associados.

12

Já a pessoa que não desmaiou, mas está prestes a desmaiar deve sentar-se e manter a cabeça entre os joelhos e as pernas formar um ângulo. Também é recomendado deitá-la com as pernas levantadas.

Veja também: Quanto tempo dura um desmaio? - Sintomas e causas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer em caso de desmaio, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Marne Dulinski
Aconteceu de eu presenciar um desmaio em uma pessoa que estava junto comigo em uma zona rural, distante 50km da próxima cidade; pegou me de surpresa e sem experiencia, fiz umas batidinhas com a palma da mão em seu rosto e esperei, depois ela veio a si automaticamente, fiquei assustado! Como deveria proceder?
Imagem: lifestyle.sapo.pt
Imagem: vivomaissaudavel.com.br
Imagem: brunovaldigem.com.br
Imagem: whattoexpect.com
1 de 4
O que fazer em caso de desmaio