Partilhar

O que fazer em caso de dor de dentes

Por Paula Cassandra. Atualizado: 23 maio 2017
O que fazer em caso de dor de dentes

Dores de dentes são extremamente incômodas, podendo prejudicar por completo o dia, uma vez que ao senti-las fica difícil de pensar em outra coisa. Embora o melhor seja marcar uma consulta no seu dentista, ainda mais se a dor persistir por dois dias, é preciso saber o que fazer em caso de dor de dentes até o momento da consulta. Para o ajudar nessa hora, o umCOMO separou diversas dicas simples e eficientes que podem reduzir o incômodo e ajudar você a seguir com as suas atividades até visitar o profissional.

Também lhe pode interessar: O que causa dor de dente
Passos a seguir:
1

As dores de dentes podem iniciar por uma série de razões, como cáries, pancadas na boca que levam a rachaduras no dente e mesmo que podem quebrá-los, nascimento do dente do siso e até restos de alimentos presos no dente, que podem levar à inflamação do local. Por isso, em caso de dor de dentes o que se tem que fazer primeiro é escovar bem os dentes e usar o fio dental em toda a boca. É importante escovar com cuidado, sem fazer força, o que é muito comum e pode causar problemas periodontais. Essa prática, aliás, deve se tornar um hábito diário, sendo importante escovar os dentes ao menos três vezes por dia e usar o fio dental, no mínimo, uma vez por dia.

O que fazer em caso de dor de dentes - Passo 1
2

Se mesmo depois de fazer a higiene bucal a dor de dentes continuar, é possível aplicar compressas de gelo do lado onde está o dente machucado para amenizar a dor. Para evitar queimar a pele, as pedras de gelo podem ser enroladas em um saco plástico ou pano e permanecerem junto à pele por 15 minutos. Você pode repetir quantas vezes quiser esse procedimento, sendo que é indicado ao menos três vezes. Uma alternativa à compressa fria é chupar uma pedra de gelo, além de comer alimentos frios, que reduzem a dor da boca e podem ser combinados às compressas.

3

Já que o dente que dói pode estar inflamado, é importante também fazer bochechos com água contendo sal, para ajudar no combate aos micro-organismos que podem ser os responsáveis pela dor. Para essa receita é preciso usar uma colher de chá de sal para um copo de água, preferencialmente, morna. Bocheche a solução por 30 segundos, podendo repetir o procedimento a cada hora. Não engula a água. Você também pode fazer os bochechos com chá de macela com própolis, sendo que a primeira possui efeito anti-inflamatório e calmante, enquanto o segundo é antibacteriano e cicatrizante, a combinação perfeita para limpar o dente inflamado e amenizar a dor. Para a receita, podem ser usadas cinco gotas de própolis para cada xícara de chá de macela. Os bochechos podem ser feitos duas vezes por dia.

4

O óleo de cravo-da-índia também ajuda a reduzir o incômodo nos dentes, uma vez que funciona como analgésico, além de tratar da inflamação, graças à sua propriedade antibacteriana. Para usufruir dos benefícios, é possível pingar duas gotas em um cotonete e passá-lo no dente que dói. Isso pode ser feito três vezes por dia.

5

Outra receita natural para a dor de dentes é mastigar folhas de goiaba ou de hortelã. Elas possuem ação analgésica, anti-inflamatórias e antimicrobianas, assim, podem aliviar o incômodo e tratar a inflamação, se houver. Mastigue de duas a três folhas por dia, sendo possível ainda fazer bochechos com o chá dessas folhas.

6

A cúrcuma em pó, também conhecida como açafrão-da-terra ou gengibre amarelo, é outra dica para ser aplicada no dente machucado, uma vez que possui a curcumina, uma substância que consegue diminuir os níveis de histamina e, assim, a sensação de dor. É possível aplicar um pouco de pó no dente ou até fazer uma solução com água morna para bochechar.

7

Por fim, a última dica para dor no dentes é deitar um saquinho de chá sobre ele. Para tanto, basta colocá-lo em uma xícara com um pouco de água morna, apertar para sair o excesso de líquido e deixar no local durante 15 minutos. Nesse caso, o melhor é usar os chás calmantes, como camomila, erva doce e erva-cidreira ou mesmo o de hortelã e o de eucalipto, que possuem efeito refrescante na boca.

Para outras alternativas, confira nossa lista de remédios naturais para dor de dente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer em caso de dor de dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que fazer em caso de dor de dentes

O que fazer em caso de dor de dentes
1 de 4
O que fazer em caso de dor de dentes

Voltar ao topo da página