Partilhar

O que fazer no caso de queimaduras graves

Imagem: obanos.net

As queimaduras são acidentes muito comuns, por isso quando se trata de danos leves a maioria de nós sabemos como reagir para cuidar da lesão de forma eficiente. No entanto, no caso de acidentes importantes como incêndios, produtos químicos derramados ou eletrocutados nem sempre sabemos quais são os primeiros auxílios que devemos aplicar enquanto o paciente espera pelo atendimento médico. Você também está se pergunta sobre isso? Em umComo explicamos a você o que fazer no caso de queimaduras graves.

Também lhe pode interessar: Como atuar em caso de queimadura
Passos a seguir:
1

Por queimaduras graves entendemos as de terceiro grau onde a lesão afeta a camada superficial da pele, a epiderme e também o tecido subcutâneo, contando com uma profundidade considerável.

Este tipo de lesões sempre requer atendimento médico, por isso a primeira que devemos fazer é ligar para um número de emergência para que mandem uma ambulância o quanto antes. Enquanto o afetado é atendido pelos especialistas ou levado ao pronto-socorro, devem ser tomadas algumas medidas de primeiros socorros para ajudar a garantir uma melhor recuperação.

2

No caso de uma queimadura grave produzida em uma situação de incêndio, a prioridade é apagar as chamas do corpo da pessoa. Para isso será necessário envolvê-la com uma coberta muito grossa, um casaco ou um tapete.

Se não for possível realizar este passo, será necessário que a pessoa rode pelo chão dando várias voltas, deste modo as chamas apagarão. Depois devemos borrifar a zona afetada com água abundante à temperatura ambiente para acalmar o ardor e aliviar os incômodos.

O que fazer no caso de queimaduras graves - Passo 2
3

Se a queimadura foi produzida por um produto químico, a principal prioridade é evitar que o mesmo cause mais dano. Por isso é conveniente retirar toda a roupa que não se encontre grudada na pele e onde é possível que tenha caído parte do produto químico.

A lesão deve ser molhada por pelo menos 5 minutos com o objetivo de eliminar os resíduos do produto e evitar danos maiores.

4

Depois de aplicar água sobre a queimadura grave, é importante que:

  • Não retire do seu corpo nenhum tipo de roupa ou tecido grudado nele.
  • Não rebente nenhuma bolha que tenha sido gerada pela queimadura.
  • Não toque nas lesões com suas mãos.
  • Não aplique nenhum remédio caseiro ou unguento na lesão: espere até que chegue o atendimento médico.
  • Tampe a queimadura com uma gaze limpa e estéril para evitar atritos e dores. Se não tiver, use alguma lençol ou pano limpo.
5

Se a queimadura de terceiro grau tiver afetado os braços, pernas ou dedos, deverá:

  • Levantar a extremidade a fim de favorecer a circulação.
  • Caso os dedos estejam queimados é oportuno separá-los e colocar entre cada um uma atadura esterilizada ou um lençol limpo.
6

Lembre-se que este tipo de lesões requer atenção médica de forma imprescindível, portanto é importante ir a um pronto-socorro ou chamar uma ambulância para que o paciente seja atendido adequadamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer no caso de queimaduras graves, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que fazer no caso de queimaduras graves

Imagem: obanos.net
1 de 3

Voltar ao topo da página