O que fazer para dormir mais cedo

O que fazer para dormir mais cedo

Você tem dificuldades para adormecer cedo? A última vez que dormiu às dez da noite foi provavelmente aos dez anos de idade? Tem muitas coisas para fazer e não consegue dormir mais cedo? Dormir é uma parte fundamental na vida do ser humano, as horas de descanso devem ser respeitadas como um momento fundamental para recompor o corpo e a mente. No entanto, muitas pessoas têm perdido a capacidade de dormir cedo ou acham que simplesmente não podem se dar a este luxo porque têm muitas coisas para fazer.

Se você tiver que acordar às 7 da manhã todos os dias, ou muito antes, preste atenção porque provavelmente não estará dormindo as 8 horas necessárias. Em umComo, explicamos o que fazer para dormir mais cedo.

Programando a sua noite

A primeira que devemos ter em conta para começar a dormir mais cedo é regular a hora de ir para a cama todos os dias. Caso tenha um plano noturno com uma hora fixa para dormir a cada noite, deverá pôr em prática uma série de dicas e rituais para conseguir dormir mais cedo com sucesso. Ainda que tenha muitas tarefas pendentes, existem coisas às quais devemos dedicar tempo diurno, caso contrário, poderemos afetar o rendimento no trabalho e outras atividades do dia, em virtude das poucas horas de descanso à noite.

Exercite-se

Se você frequenta a academia ou se exercita à noite, o melhor será programar uma hora fixa que lhe permita terminar sua rotina de exercícios antes das 21 h. Treinar à noite supõe comprometer o horário anterior ao sono para realizar coisas pendentes como tomar banho, jantar, fazer coisas em casa, realizar tarefas no computador, etc., coisas que em geral deixamos para a noite. Se as horas dedicadas aos exercícios no seu dia a dia são as noturnas, lembre-se de que o segredo é terminá-los antes das 21h.

Desconectar

Eliminar o uso da tecnologia dedicada ao lazer é importante. Para descansar a sua mente e corpo, é necessário desligar-se do celular, computador e qualquer outro dispositivo eletrônico que não ajude a descansar. Os dispositivos eletrônicos mantêm o seu cérebro trabalhando constantemente, de forma que se prefere relaxar, deixe a mente em branco e pare de pensar. Uma opção é usar o computador ou celular para fazer meditação guiada antes de dormir.

Meditação noturna

Existem várias meditações guiadas noturnas excelentes na Internet que ajudam a conciliar o sono. Já sabemos que meditar é uma excelente ferramenta para drenar o estresse e ajudar a nos equilibrar, que auxilia o trabalho do cérebro e os pensamentos em prol das nossas metas, pelo que utilizar a meditação antes de dormir é uma alternativa altamente recomendável para acalmar o nosso corpo e nossos pensamentos, conectando-o a um sono profundo e um descanso físico e mental.

Se não tiver meditado antes ou lhe custa fazê-lo sozinho, obtenha excelentes tutoriais ou meditações guiadas no YouTube, que começam com respirações profundas ao ritmo da música e com ajuda da voz guia o relaxarão e ajudarão a conseguir com que durma mais facilmente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer para dormir mais cedo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Ponha em prática a sua rotina de dormir mais cedo a cada dia durante cerca de três semanas. Se não estiver acostumado, levará algum tempo para por em prática o seu novo horário.
  • Tente beber líquido uma hora antes de dormir para que não tenha que ter a desculpa do banheiro para se levantar da cama constantemente.
  • Um banho morno 20 minutos antes de se deitar é eficaz para dormir mais rápido. Ele irá ajudá-lo a relaxar rapidamente e a conciliar o sono.
  • Apague tudo, especialmente as notificações do celular para que as redes sociais ou o WhatsApp não sejam culpados do seu mau humor ou baixo rendimento por não ter dormido o suficiente.
  • Siga os nossos conselhos de umComo se deseja saber como dormir mais cedo e como dormir melhor.