O que fazer perante uma paragem de digestão

O que fazer perante uma paragem de digestão
Imagem: inmedicina.org

A paragem de digestão é o nome popular que recebe o golpe de água ou síncope por hidrocussão, o qual deriva em uma paragem súbita do processo de digestão. Isto acontece devido a uma mudança térmica muito brusca do corpo, o que geralmente se dá ao entrar em contato com água fria, tomar sol em altas temperaturas ou suar em excesso logo após comer, por isso é bem mais comum que ocorra nos meses de verão. Como precaução, é sempre conveniente ter claro como deve agir em caso de emergências deste tipo e, por isso, no seguinte artigo de umComo damos as dicas para saber o que fazer perante uma paragem de digestão. Anote!

Passos a seguir:
1

Uma paragem de digestão manifesta-se através de alguns sintomas como enjoos, náuseas e vômitos, palidez, sudorese excessiva, perda ou redução de consciência e paragem cardíaca naqueles casos de maior gravidade. Por isso, se está no meio de um banho, seja no chuveiro, piscina ou praia, ou durante uma sessão de exercício físico e começa a notar qualquer destes sintomas, deve suspender a atividade com rapidez e solicitar assistência médica de imediato.

2

Se está na situação de ter de socorrer alguém que está sendo vítima de uma paragem de digestão, primeiro remova a pessoa da água o quanto antes com muito cuidado, seque-a minimamente e coloque-a deitada com as pernas um pouco elevadas, assim evitaremos que sofra uma lipotimia.

3

É importante que cubra a pessoa afetada, seja com roupa, uma toalha ou uma manta, para tentar manter seu calor corporal. Evite, sobretudo, a aglomeração de pessoas ao seu redor.

4

Caso a vítima tenha náuseas e vômitos, deverá colocá-la em uma posição lateral e evitar que fique desidratada, oferecendo-lhe um pouco de água, que deve ingerir muito lentamente. Isto poderá ser realizado somente se a pessoa estiver consciente e em pleno uso de suas faculdades.

5

Quando a paragem de digestão não é muito grave, a pessoa afetada poderá ser recuperada e voltar ao seu estado normal no período de 1 a 2 horas, aproximadamente. Agora, os passos anteriores sobre o que fazer perante uma paragem de digestão são importantes, mas se a vítima, em vez disso, sofrer de uma paragem cardiorrespiratória então deverá chamar o serviço médico de emergência e fazer as manobras de reanimação correspondentes se tiver conhecimento sobre como fazer isso ou se há alguma pessoa próxima nesse momento que saiba realizá-las. Para mais detalhe pode consultar o artigo Como realizar uma reanimação cardiopulmonar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer perante uma paragem de digestão, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.