Partilhar

O que fazer quando as hemorroidas sangram

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que fazer quando as hemorroidas sangram

Hemorroidas são um problema relativamente comum e um dos seus sintomas é o sangramento anal, além de dor, que pode variar de intensidade conforme o seu tipo, já que podem ser internas ou externas. Existem diferentes tratamentos para o problema, os quais dependem da sua causa. Assim, para saber o que fazer quando as hemorroidas sangram confira as informações que o umComo.com.br coletou a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Tratamento para hemorroidas
Passos a seguir:
1

Quando as veias da região anal se inflamam e, por consequência, se dilatam desenvolvem-se as hemorroidas. O resultado é dor e coceira ao defecar e mesmo ao sentar, bem como sangramento, que pode ser visto junto às fezes, em pingos no vaso sanitário ou mesmo no papel higiênico depois de usá-lo. Já que as hemorroidas podem ser internas, o que prejudica o diagnóstico do problema, pois existem doenças que também se caracterizam pelo sangramento anal, o melhor é buscar ajuda média para se certificar.

O que fazer quando as hemorroidas sangram - Passo 1
2

Em geral, identifica-se a causa da hemorroida para que então se inicie o tratamento mais adequado. Entre as principais razões para o problema está a obesidade, gravidez, sexo anal, histórico familiar, tabagismo, prisão de ventre, esforço para evacuar, diarreia crônica, não evacuar quando sentir vontade, fezes duras, cirrose e hipertensão portal. Além disso, há formas de amenizar as crises, quando as hemorroidas sangram, como o uso de pomadas prescritas pelo médico, que têm a função de lubrificar a passagem das fezes e anestesiar a região, mas devem ser usadas apenas temporariamente.

3

O tratamento consiste ainda em fazer, de duas a três vezes por dia, os banhos de assento com água morna. No entanto, mulheres grávidas devem apenas fazer compressas mornas. Durante as crises, é indicado não usar papel higiênico, mas sim, limpar-se com jatos de água morna. No caso da obesidade, os resultados são mais eficientes com a perda de peso e, se a causa for o sexo anal, é prudente evitar esse tipo de relação até o quadro se estabilizar.

4

Quem sofre com prisão deve ventre pode usar laxantes, porém, devem ser usados apenas em último caso e somente pelo período necessário. As mudanças dos hábitos alimentares também fazem parte do tratamento, sendo que uma dieta rica em fibras é essencial, além de aumentar a quantidade de água ingerida por dia. Frutas, legumes e verduras são fontes de fibras, bem como gergelim, gérmen de trigo, amêndoas, feijão e ervilha, entre outros alimentos. Existem suplementos que também podem ser úteis, mas é importante que sejam indicados por um especialista.

5

Outra dica para quando as hemorroidas sangrarem é eliminar os alimentos picantes das refeições, que podem piorar a situação. Quando os cuidados para evitar crises não são suficientes, o paciente pode ter que passar por um procedimento evasivo, como é o caso da ligadura elástica das hemorroidas, que consiste em estrangular para necrosar a veia inflamada que vai cair posteriormente. No entanto, só pode ser usada em alguns casos.

O que fazer quando as hemorroidas sangram - Passo 5
6

Outro procedimento é a escleroterapia das hemorroidas, que funciona como uma injeção, também para necrosar a veia. Existe ainda a coagulação infravermelha das hemorroidas, feita com aplicação de ondas de infravermelho nas veias, a fim de queimá-las para se retraírem. Por fim, pode ser preciso uma intervenção cirúrgica, a chamada hemorroidectomia, que conta com duas técnicas. Uma na qual a região inflamada é removida e na outra as hemorroidas são grampeadas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando as hemorroidas sangram, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que fazer quando as hemorroidas sangram

O que lhe pareceu o artigo?

O que fazer quando as hemorroidas sangram
1 de 3
O que fazer quando as hemorroidas sangram

Voltar ao topo da página