Aliviar a dor de pescoço

O que fazer se acordar com torcicolo

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 11 março 2021
O que fazer se acordar com torcicolo
Imagem: bodycare-clinic.co.uk

Ninguém gosta de acordar com dor. Quando dormimos de maneira errada, podemos flexionar excessivamente o nosso pescoço e acabar por sentir aquele torcicolo que tanto nos atrapalha. Além de doer por muito tempo, ele piora o humor, impede alguns movimentos e deixa você um pouco torto para as outras pessoas. Esse artigo que umComo.com.br traz para você explicará quais são as metodologias e as melhores coisas a se fazer quando você acordar com torcicolo.

Também lhe pode interessar: Como aliviar o torcicolo

Passos a seguir:

1

Quando o músculo cervical é forçado, ele naturalmente se contrai e acaba por impedir diversos movimentos do pescoço. Isso é chamado de torcicolo. Além da dor e da impossibilidade de se mover, a região dolorida provavelmente estará inchada e você deverá reparar nisso para saber o que fazer quando acordar com torcicolo. Para retirar o inchaço e a dor da região, um tratamento que você pode fazer e talvez te traga benefícios é a aplicação de gelo no local da dor.

O que fazer se acordar com torcicolo - Passo 1
Imagem: huffingtonpost.com
2

Existem também outros tratamentos eficazes que você pode fazer para reduzir e aliviar a dor de torcicolo, como por exemplo, a aplicação de algumas compressas de água quente. Vale ressaltar que você pode consultar seu médico por telefone ou ir rapidamente a um consultório para saber se pode utilizar medicamentos anti-inflamatórios. A automedicação não é um procedimento correto e os riscos podem até ser fatais.

3

Você pode também executar alguns exercícios cervicais. Eles podem te ajudar bastante a eliminar a dor que se tem quando se acorda com torcicolo:

  • Com as mãos juntas, pressione a sua cabeça para baixo até doer levemente. Mantenha-se nessa posição por cerca de 5 a 15 segundos. Relaxe e faça novamente.
  • Com uma das mãos, pressione novamente a sua cabeça para o lado até sua orelha se encostar no ombro. Mantenha essa posição por cerca de 5 a 15 segundos e relaxe.
  • Retorça seu pescoço para a sua esquerda o máximo que puder. Depois, mova a sua cabeça para a direita o máximo que puder, como se fosse girar o seu pescoço. Faça esse movimento algumas vezes.
  • Eleve a ponta de seu nariz o mais alto que puder e depois encoste seu queixo em seu peitoral. Repita esse movimento algumas vezes.

Esses exercícios irão flexibilizar os seus músculos e tornar as dores ao acordar menores, apesar de não terem eficácia total.

O que fazer se acordar com torcicolo - Passo 3
Imagem: prehabexercises.com
4

Existe também a possibilidade de pedir auxílio a uma pessoa próxima ou a um profissional para esse fazer uma massagem suave de relaxamento sobre a região dolorida de seu pescoço. Além disso, se você possuir um colete cervical em sua casa, ele pode ser muito útil para evitar movimentos bruscos que agravem o torcicolo.

5

Como a situação do torcicolo é altamente incômoda, o melhor a se fazer é prevenir-se. Para não acordar novamente com essa dor na região do pescoço, é muito importante se deitar da maneira mais correta. Vá ao seu ortopedista e busque indicações das posições mais corretas para dormir, apesar de que com o autoconhecimento você poderá inibir a má-postura e dormir de maneira mais relaxada. Uma boa postura é essencial.

Se você possui um colchão mole ou usa muitos travesseiros, é importante mudar isso, pois provavelmente essa é a causa de seu torcicolo. Se você fizer essas mudanças, provavelmente afastará as possibilidades de acordar com torcicolo no futuro.

O que fazer se acordar com torcicolo - Passo 5
Imagem: organicconsumers.org

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se acordar com torcicolo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Mariana
Eu já acordei com torcicolo e é horrível. Parece que é paralisia do sono, pq vc não consegue falar e se mexer, só depois de muito esforço e força eu consegui me levantar. Eu me lembro que eu chorei pq eu não consegueia me mexer e tentava gritar socorro, foi horrível.
Editor umComo.com.br
Oi Mariana! Muito obrigada pelo seu depoimento!
Imagem: bodycare-clinic.co.uk
Imagem: huffingtonpost.com
Imagem: prehabexercises.com
Imagem: organicconsumers.org
1 de 4
O que fazer se acordar com torcicolo