O que fazer se esquecer de tomar Ciclo 21

O que fazer se esquecer de tomar Ciclo 21
Imagem: jmais.com.br

A pílula é um dos métodos anticoncepcionais mais utilizados e eficazes para prevenir a mulher de uma gravidez indesejada. O Ciclo 21 é um dos anticoncepcionais de uso oral existentes que, além de prevenir uma gravidez, ajuda a controlar os ciclos menstruais e irregularidades que possam ocorrer. No entanto, para que este anticoncepcional seja eficaz você deve ter atenção e também disciplina a tomá-lo, pois caso falhe poderá estar comprometendo a eficácia do mesmo. Para saber o que fazer se esquecer de tomar Ciclo 21, continue lendo este artigo de umComo em que esclarecemos as suas dúvidas.

Esquecimento inferior a 12 horas de Ciclo 21

A eficácia do Ciclo 21 poderá ficar comprometida dependendo do tempo de atraso que passou desde a hora habitual de toma e da semana da pílula em que se encontra. No caso de você se esquecer de tomar o Ciclo 21 em até 12 horas, deverá tomar o comprimido esquecido assim que se lembrar. Com isto, pode significar que você tenha de tomar dois comprimidos do anticoncepcional no mesmo dia ou até ao mesmo tempo. Mas fique tranquila que isso não é prejudicial para si. Depois disso, deverá continuar a tomar o Ciclo 21 normalmente. Um atraso de até 12 horas não afeta a eficácia deste anticoncepcional não havendo o risco de gravidez, independentemente da semana da cartela em que se encontra, por isso não é necessário usar outro método contraceptivo.

Esquecimento superior a 12 horas de Ciclo 21

Se você se esqueceu de tomar o Ciclo 21 e ultrapassou um período de esquecimento de 12 horas, saiba que a eficácia da pílula diminui havendo o risco de engravidar. Nesta situação deverá tomar o comprimido assim que se lembrar e continuar a tomar os restantes no horário habitual, caso se encontre na primeira ou segunda semana da cartela. Para além disso, um método contraceptivo não hormonal, como a camisinha, deve ser utilizado nos próximos 7 dias, caso contrário corre o risco de engravidar se tiver relações sexuais.

Caso estes 7 dias ultrapassem o último comprimido da cartela, ou seja, se o esquecimento ocorrer na terceira semana da cartela, deverá iniciar uma nova cartela logo após essa terminar, sem fazer a pausa de 7 dias entre cartelas. Uma vez que não há pausa entre uma cartela e outra, não ocorrerá sangramento. No entanto, poderá ocorrer sangramento nos dias em que estiver ingerindo os comprimidos, sendo uma situação normal. No final da segunda embalagem, caso não ocorra sangramento deverá fazer um teste de gravidez antes de iniciar uma nova cartela.

Imagem: spinewave.co.nz

Esquecimento de mais de 1 comprimido de Ciclo 21

Se se esquecer de tomar dois comprimidos consecutivos, deverá tomá-los assim que se lembrar e continuar a tomar os seguintes no horário habitual. Neste caso a paciente deverá utilizar um método contraceptivo não hormonal, a camisinha, até ter tomado o Ciclo 21 durante 14 dias consecutivos ou até concluir a cartela, no caso de existirem menos de 14 comprimidos para serem tomados.

Caso se esqueça de tomar 3 comprimidos consecutivos de Ciclo 21, deverá interromper o tratamento com o anticoncepcional e fazer uma pausa de 7 dias. No oitavo dia de pausa deverá iniciar uma nova cartela de Ciclo 21. Até tomar 14 comprimidos consecutivos, deverá utilizar um método contraceptivo não hormonal, para não correr o risco de gravidez. No caso de esquecimento de 4 ou mais comprimidos, deverá consultar o seu médico, pois quantos mais comprimidos se esquecer maior o risco de gravidez.

Como não se esquecer de tomar Ciclo 21

É muito importante ter disciplina e atenção ao tomar Ciclo 21, caso contrário a eficácia deste anticoncepcional ficará comprometido. Por isso, deverá criar uma rotina de forma a não se esquecer de tomar o mesmo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se esquecer de tomar Ciclo 21, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Sempre que se esquecer de tomar Ciclo 21 ou iniciar a cartela após o dia recomendado, existe a possibilidade de gravidez e deverá confirmar isso antes de reiniciar o tratamento com Ciclo 21.