O que fazer se esquecer de tomar Puran T4

O que fazer se esquecer de tomar Puran T4
Imagem: substanciativa.com.br

De forma geral, especialistas recomendam às pessoas que estão em tratamento medicamentoso criar formas para não deixar de tomar os remédios na hora certa. Porém, quem possui hipotireoidismo deve saber o que fazer se esquecer de tomar Puran T4, pois assim como em outros casos, se o tratamento for interrompido os sintomas podem aparecer. Para evitar isso, veja as dicas que o umComo.com.br separou sobre o assunto.

Quando tomar Puran T4

O medicamento Puran T4 é indicado a muitos pacientes em tratamento do hipotireoidismo, que se caracteriza pela falta da produção de hormônios da tireoide. Dessa forma, o fármaco funciona como reposição ou suplementação hormonal. Em geral, os médicos recomendam que o medicamento seja tomado logo ao acordar, em torno de uma hora antes do café da manhã. Ele também pode ser tomado duas horas depois da primeira refeição do dia.

Porém, o paciente que se esquecer de tomar Puran T4 deve fazê-lo assim que se lembrar. No entanto, respeitando o espaçamento entre as refeições. Ou seja, tomar uma hora antes do almoço ou duas horas após essa refeição. Já no dia seguinte, ele pode voltar a tomar o fármaco no horário normal. De qualquer forma, é importante que as pessoas que façam uso desse remédio criem uma rotina para que nunca deixem de tomar o suplemento hormonal no horário certo. De manhã cedo é o mais recomendado porque é quando o organismo o absorve melhor e, por consequência, oferece mais benefícios.

Uma dica para não deixar de tomar o fármaco é ter um mesmo ritual todos os dias, uma rotina que possa ser seguida sempre. Se você é quem faz o café pela manhã, pode deixar o medicamento perto dos utensílios que usa para preparar a refeição. Outra dica é deixar na cômoda ou em outro lugar que esteja à sua vista quando acordar ou mesmo no banheiro, perto do espelho, se a primeira coisa que faz é lavar o rosto.

Imagem: semprematerna.com.br

O que acontece se não tomar Puran T4

Assim como ocorre com outros problemas de saúde que exigem do paciente tomar um remédio todos os dias no mesmo horário, quem não se lembra de tomar o Puran T4 pode voltar a sentir os sintomas do hipotireoidismo. Por isso, outra dica é pedir às pessoas que moram com você que pergunte se já tomou o remédio, assim, caso não tenha se lembrado, poderá tomar quando lhe questionarem.

Além disso, problemas na tireoide podem afetar a memória, tornando-se fundamental criar formas de não se esquecer do Puran T4, todos os dias. O esquecimento é ainda mais comum quando a rotina muda, se você viaja ou não dorme em casa. Nesses momentos, uma dica é programar o seu celular para despertar e/ou dar um aviso.

Há também aqueles momentos em que um médico pode pedir para você não tomar o medicamento, pois fará algum exame ou mesmo devido a um efeito colateral. Nesses casos, é preciso voltar com a medicação assim que possível e, se ela for suspensa por alguma razão, fale com o seu médico o quanto antes para que seja iniciado o tratamento alternativo.

Imagem: engravidar.blog.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se esquecer de tomar Puran T4, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.