O que fazer se estiver com febre

O que fazer se estiver com febre

Muitas pessoas ficam alarmadas quando a temperatura corporal sobe. No entanto, a febre não é um inimigo nem uma doença, é simplesmente uma manifestação sintomática de que o paciente está lutando para resolver um problema que normalmente é infeccioso. No seguinte artigo de umComo.com.br, mostramos a você o que fazer se estiver com febre.

Fase 1: Aumento da febre

É a primeira fase da febre. A testa está quente mas a pele ainda está fria. Nesta fase é normal sentir calafrios e os pés costumam ficar muito frios.

O que fazer?

É necessário aquecer o organismo, tanto por fora como por dentro. Isto pode ser feito através de um banho quente progressivo, ou seja, entrando na banheira com a água a uma temperatura agradável, aumentando progressivamente a água quente para ter sensação de calor. Ao sair da banheira, saia com cuidado para evitar possíveis enjoos, além de se secar e agasalhar rapidamente.

Fase 2: Estabilização da febre

Nesta fase a pele fica vermelha e o corpo fica quente e seco. Nosso organismo acelera os batimentos cardíacos e o ritmo da respiração. A pessoa costuma sentir mal-estar generalizado, com forte dor de cabeça, enjoos ou delírios.

O que fazer?

Nesta fase é muito importante beber líquidos, como por exemplo água com limão e suco de maçã. É importante não ingerir alimentos sólidos quando a febre for muito alta.

Se a temperatura chegar aos 39 ou 40 graus, será necessário controlá-la usando compressas frescas e breves nas pernas, braços, nuca e testa. Depois de colocar todas, volte a começar (você notará como elas esquentam). Terá que fazer isso todas as vezes necessárias até ver que a febre baixou, medindo a temperatura do doente.

Fase 3: Diminuição e desaparecimento da febre

É quando o doente começa a suar.

O que fazer?

Terá que retirar o suor com toalhas molhadas em água morna e bem escorridas. Também é muito importantebeber sopas mornas para repor líquidos e descansar. Caso o paciente tenha fome, os melhores alimentos são as sopas de verduras e os cremes de cereais integrais.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se estiver com febre, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não é conveniente estar mais de 4 dias com febre muito alta.
  • Lembre-se que estas são técnicas para baixar a febre, mas se ela persistir terá que ir ao médico rapidamente.