menu
Partilhar

O que fazer se ingerir veneno

Por Nicolas Santos. Atualizado: 12 dezembro 2019
O que fazer se ingerir veneno

Atualmente os casos de intoxicação e envenenamento aumentam mundialmente, no Brasil esses casos representam 3% do total da população urbana. Este número não chega a ser tão assustador se compararmos com o crescente abuso de substâncias químicas sem serem acompanhados pelas devidas precauções, o que vem causando diversos problemas de saúde para as pessoas expostas, em zonas rurais, rodovias, ambientes familiares, escolares e de trabalho configurando um alto risco para a saúde.

Neste artigo, umComo te explica o que fazer em caso de envenenamento ou intoxicação.

Também lhe pode interessar: O que causa urina ácida
Passos a seguir:
1

As intoxicações em suma são causadas pela ingestão, introdução ou aspiração, acidental ou não, de substâncias toxicas. Elas podem ser medicamentos, entorpecentes, produtos químicos utilizados para limpeza ou de uso de laboratórios, gases tóxicos, alimentos deteriorados ou venenosos. Estas intoxicações podem ser divididas e as divisões dependem do tempo que a intoxicação aconteceu: Aguda, no dia do acidente; Subaguda, para os primeiros dias após a ocorrência; sub-crônicas, para as que possuem até um mês de ocorrência e as crônicas, que ocorrem através de uma exposição por um longo período, geralmente ocorre com acumulação de compostos de metais como o chumbo, para as pessoas que trabalham em minas por exemplo.

Caso você testemunhe uma intoxicação, saiba o que deve ser feito:

  • Primeiramente, a sua preocupação deve se focar em manter as funções vitais ativas. Proceda com as técnicas de manter o suporte básico para que o paciente continue vivo, tentando estabilizá-lo:
  • Desobstruir as vias aéreas, retirando os corpos estranhos e secreções. Medidas como a traqueostomia devem ser consideradas.
  • Manutenção da respiração do paciente, caso ele tenha dificuldade de respirar sozinho, medidas como ventilação e entubação devem ser consideradas.
  • Manutenção do sistema circulatório, visando estabilizar a hemodinâmica, obter acesso ao histórico do paciente, venosos, exames de sangue sejam de rotina ou específicos.
  • O tratamento sintomático deve ser específico e monitorizado por uma instituição médica.
2

Em casos de intoxicações ou envenenamentos por gases, que ocorrem com mais frequência em minas, garagens, poços de petróleo, locais mal ventilados ou sem nenhuma ventilação onde os gases podem ser ainda mais perigosos. O perigo deses gases se dá ao fato de que eles podem formar compostos que se ligam às hemoglobinas e, desta forma, impedem a oxigenação do sangue. Este processo é muito conhecido por ser um dos efeitos do monóxido de carbono mas em casos de intoxicação por gás cloro ou anidro sulforoso também existem graves consequências.

Caso você testemunhe uma intoxicação por gás, saiba o que deve ser feito:

  • Retirar a pessoa que se acidentou do local imediatamente e levá-la à algum lugar arejado e com circulação de ar fresco.
  • Dependendo do caso a pessoa que for socorrer deve usar proteção para não se intoxicar também.
  • Afrouxar as roupas e deixá-lo em relaxamento máximo.
  • Utilizar das metidas citadas acima para os casos de intoxicação e buscar socorro médico.
3

Já em casos de intoxicação por ácidos e álcalis a situação é diferente pois estes causam grandes danos às vias orais, mucosas e digestivas. Essas intoxicações são comuns em casos de acidentes de crianças ou em tentativas de suicídio (soda cáustica, hipocloritos, água de lavadeira, removedores), que causam lesões no estômago, esôfago, boca e língua.

  • Não deve se provocar o vômito assim como nunca devem ser feitas sondas nasogástricas pelo alto risco de perfuração dos tecidos.
  • A princípio o que deve ser feito é dar ao intoxicado um demulcente para proteger as mucosas, pode ser gelatina dissolvida na água ou clara de ovo, o mais recomendado.
  • Se o produto atingiu regiões realmente sensíveis da mucosa, lave cuidadosamente com água abundante e corrente.
  • Se a pessoa afetada manipulou o produto com as mãos elas devem ser limpas.
  • É necessário agir o quanto antes para evitar complicações agudas; realizar endoscopia é de crucial importância para avaliar a extensão da intoxicação, sendo o método mais seguro para isso.
4

No caso das intoxicações por metais, temos sintomas gastro-intestinais mais significativos, no caso do chumbo, além da mialgia generalizada e possibilidade de encefalopatia. São geralmente causadas por acidentes de trabalho. Outras intoxicações por metais comuns são também as intoxicações por metais como arsênio, mercúrio e fósforo.

O tratamento nestes casos consiste em sequências de avaliações rigorosas para avaliar os sinais e sintomas, assim como a hidratação, função hepática e renal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se ingerir veneno, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que fazer se ingerir veneno
O que fazer se ingerir veneno

Voltar ao topo da página